O Programa de Coleta Seletiva implantado pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Sedema e o Calendário Ambiental com ações educativas, em especial nos anos iniciais da escolarização, foram temas de dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
As defesas foram apresentadas nesta quinta-feira, 29, pelos acadêmicos do curso de Geografia do CESP-Parintins Inês Martins Leal e Valker Melo Garcia, tendo como orientadora a professora drª. Charlene Muniz da Silva e co-orientador o subsecretário da Sedema, engenheiro florestal Wescley Tavares.
Ganhou destaque o avanço na gestão de resíduos sólidos em Parintins com a instalação de 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), que coletaram desde a implantação, 33.195 kg de recicláveis.
Todo material é destinado à ASCALPIN que é uma organização sem fins lucrativos que atua na coleta seletiva, triagem e comercialização de materiais recicláveis na cidade.
A implementação da coleta seletiva em Parintins é um processo em andamento que apresenta avanços e desafios. A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa.
Uma avaliação positiva também colocou em evidência as alternativas aplicadas pelo município para trabalhar as políticas públicas de educação ambiental nas escolas de ensino infantil já que é mais fácil sensibilizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.
Também foi ressaltada a integração de ações com outras políticas como saúde, saneamento básico e habitação, o que contribui na promoção de uma educação ambiental mais abrangente e eficaz.
A SEDEMA desenvolve uma série de atividades no calendário ambiental voltadas para a sensibilização da população, com foco principal nas escolas e instituições parceiras.
O subsecretário Wescley Tavares informou que a Prefeitura de Parintins, por meio da Sedema será uma voz ativa na Semana Acadêmica do Curso de Geografia da UEA, no mês de junho, com o tema Educação Ambiental.
Tags:
Meio Ambiente