O prefeito de Parintins, Bi Garcia, abriu na última quarta-feira (27) a jornada de cirurgia de vesícula, que está sendo realizada no hospital Jofre Cohen e prossegue até dia 29. É a quarta jornada de cirurgia do mês de março. Neste mês já foram promovidas jornadas de ortopedia, ginecologia e oftalmologia.
Na jornada de vesícula serão realizadas 15 cirurgias com equipe de cirurgiões do município e 15 procedimentos por meio de videolaparoscopia com a equipe comandada pelo médico Sidney Chalub.
De acordo com o prefeito Bi Garcia, em quatro mandatos, o município já promoveu aproximadamente 20 mil cirurgias em especialidades diversas. De acordo com Garcia, as jornadas de cirurgia iniciaram na sua gestão em 2005 e depois se tornaram política pública em todo o Estado do Amazonas. O prefeito informou também que o trabalho acontece com recursos do município e de emendas parlamentares. Segundo Bi Garcia, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga sinalizaram positivamente para a ampliação dos procedimentos.
O médico urologista Alberto Figueiredo pontuou que quem sofre com problemas de vesícula tem muitas dores e tem a qualidade de vida prejudicada. "A cirurgia de vesícula tem uma fila grande e a gente precisa desses momentos para que a gente consiga diminuir o número de pacientes esperando", salientou.
Jorge Assayag Cavalcante será submetido a cirurgia de vesícula no dia 29 e afirmou está extremamente feliz. O paciente disse que sente muitas dores e agradeceu a todos pela oportunidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, é de grande satisfação ampliar o número de jornadas cirúrgicas no município de Parintins, sendo essa a quarta apenas no mês de março. O secretário lembrou mais uma vez que diariamente são realizadas cirurgias eletivas pela prefeitura de Parintins no hospital Jofre Cohen.
Participaram também da abertura da Jornada de cirurgia o presidente da Câmara, Alex Garcia, vereadores Mateus Assayag, Naldo Lima e Cabo Linhares. Todos ressaltaram a importância do investimento na saúde especializada disponibilizada a população de Parintins.
Fotos: Márcio Costa/ Secom Parintins
Tags:
Saúde