O “Performatividade sob Luzes” tem incentivo da Lei Paulo Gustavo |
A iluminação é um item primordial nas apresentações de espetáculos culturais, seja no teatro ou a céu aberto. Pensando nisso, o coreógrafo e técnico de iluminação parintinense Rogério Cabral apresenta o projeto “Performatividade sob Luzes”, que une as técnicas da dança com efeitos de luz na gravação de um produto audiovisual.
O projeto tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
A realização do “Performatividade sob Luzes” conta com a participação dos performers Rodrigo Cabral coreógrafo oficial do Boi Bumbá Garantido e Stanley Fabrício, bailarino do elenco do grupo de dança Garantido Show. Rogério Cabral explicou sobre o processo de criação do projeto e como ele vai funcionar.
“Eu trabalho na área de iluminação e já fui dançarino do garantido show e hoje faço parte do quadro de coreógrafos do Garantido. Tentei conciliar as áreas que domino. Vamos explorar a parte dançante e, ao mesmo tempo, os desenhos de luz e as inúmeras possibilidades de criação. Este cruzamento amplia a comunicação com o universo contemporâneo pelo diálogo com a cidade de Parintins”, disse.
A gravação do “Perfomatividade sob Luzes” será realizada em pontos de referência de Parintins, entre eles, a cidade Garantido e curral Zeca Xibelão. O projeto será divulgado em breve nas redes sociais.
“Propomos diálogos importantes para as reflexões dessa performatividade pelos caminhos afetivos que serão trilhados, remodelando os formatos já existentes e criando novos contextos de comunicação sobre o lugar [...] A questão principal é como o movimento irá dialogar com a cidade e os lugares de memórias. Dentro dessas conexões a proposta surge na conjunção entre luz, dança, cidade e memórias afetivas. Espera-se colaborar com a discussão que se refere às representações sensíveis destes corpos e memórias em diálogo com espaços culturais", conclui Rogério Cabral.
Ficha técnica
Direção geral: Rogério Cabral
Direção artística e roteiro: Irian Butel
Produção musical: Leonardo Pantoja
Vídeo maker: Victor Nascimento
Performers: Rodrigo Cabral e Stanley Fabrício
Iluminador cênico: Edy Almeida
Designer: Glaedson Azevedo
Fotógrafo: Pedro Coelho
Tags:
Cultura