Práticas orientais fizeram parte da programação de mais um Círculo Sagrado realizado pela TEIA e movimentos parceiros |
Da Assessoria
O Chi Kung, prática chinesa de fortalecimento da mente e do corpo, que trabalha a energia e promove a saúde, e a Cura através das mãos e o Tonglen, prática budista para proporcionar estado de paz, tranquilidade para o corpo e mente, foram o foco do Círculo Sagrado de Saúde realizado no final da tarde de sábado, dia 24, na residência da professora Sandra Helena, diretora da UFAM em Parintins, bairro Jacareacanga.
Em mais uma noite de Lua Cheia, participantes do Círculo dialogaram sobre as energias das cores (Chakras) em nosso equilíbrio físico, intelectual, emocional e espiritual, sob o tema “Mãe Lua traz despertares de cuidados através das cores” proposto pela organização do evento. Reunidos em torno de uma mandala montada a partir da imagem da Mãe Terra, as pessoas presentes foram convidadas a sintonizarem as vibrações da Grande Mãe.
As práticas foram coordenadas pela professora Sandra Helena e professor Alexsandro Medeiros. O Chi Kung, prática chinesa de fortalecimento da mente e do corpo, é uma série fundamental para trabalhar a energia e promover a saúde. A Cura através das mãos e Tonglen são práticas que proporcionam estado de paz, tranquilidade para o corpo e a mente. “Tonglen é uma prática budista. Por meio da respiração purificamos a nós e todos os seres em estado de sofrimento”, explica a professora Sandra Helena.
A coordenação dos Círculos sagrados de Saúde anuncia uma programação de temas visando o resgate de várias práticas popular tradicionais dentro dos princípios da educação popular em saúde.
No círculo do último sábado os participantes também tiveram um momento de saudação à Lua Cheia em ritmo descontraído ao som do Carimbó. O próximo evento da Lua Cheia está agendado para a última semana de março.
O Círculo Sagrado de Saúde é uma realização coletiva promovida pela TEIA, Articulação Parintins Cidadã (APACI), Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Coletivo Mulheres de Fibra da Amazônia (COLIMA), Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire, e Coletivo Parintins em Cores.
Foto: Edilson Albarado
Tags:
Saúde