Em meio a uma agenda com muitos compromissos importantes, o deputado federal Saullo Viana (União-AM) teve reuniões no Ministério da Educação e na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) para reivindicar a necessidade de instalações de escolas de ensino tecnológico no Amazonas.
“Os institutos federais de educação tecnológica transformam vidas, preparam jovens para o mercado de trabalho e proporcionam mais renda às famílias. Estamos articulando fortemente para que o governo instale unidades do Ifam no Amazonas, sobretudo em Manaus e nos municípios do interior”, destacou Saullo Vianna.
Acompanhado do reitor do Ifam, professor Jaime Cavalcante, Vianna se reuniu com o ministro da SRI, Alexandre Padilha e o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. O deputado federal também esteve com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques. Ambos se comprometeram em analisar cuidadosamente a proposta do parlamentar amazonense.
Autazes com potássio no radar - Segundo Saullo Vianna, o ideal seria que todos os municípios tivessem ao menos um Ifam para propiciar novas oportunidades de desenvolvimento ao Amazonas. No entanto, como o governo está ainsa definindo os municípios que ganharão campus, o parlamentar aponta que muitos municípios, como Autazes, seriam impactados positivamente por conta de contarem com uma atividade produtiva importante.
“Estamos buscando que seja confirmado para o Amazonas novas unidades do Ifam. Exemplo de município que teria uma demanda grande para o ensino tecnológico é Autazes, que tem grande potencial por conta da planta do potássio. Afinal, precisamos qualificar a mão-de-obra local para o futuro desse projeto. Esse é um investimento que muda a realidade econômica do município e do nosso estado”, afirmou.
Para o reitor Cavalcanti, o Ifam desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento científico. “Queremos e podemos contribuir ainda mais para o avanço social e econômico do nosso estado”, disse.
*Anúncio de novos institutos federais* - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recentemente que o governo vai construir mais 100 institutos federais até o fim do mandato, em 2026. O objetivo é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e acesso a empregos dignos para a juventude.
Lula destacou que é necessário suprir a falta de vagas nas instituições federais para que os jovens possam adquirir habilidades profissionais. O anúncio foi feito na conferência "Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver" reuniu jovens de todo o Brasil para discutir políticas públicas para a população entre 15 e 29 anos.
Tags:
Política