A Prefeitura de Parintins através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente- CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação SEMASTH, encerrou nesta quarta-feira (24), a primeira Formação para o Conselho Tutelar e profissionais envolvidos na promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente.
Cerca de 150 técnicos que fazem parte da Rede de Proteção da saúde, educação, social e outros órgãos do sistema de garantia de direitos humanos participaram ativamente durante os dias 22, 23 e 24.
A palestrante Silvia Carla , elogiou a participação do Conselho e toda a Rede.
“ Parintins está de parabéns pela política de assistência social. Nesses três dia se trabalhou a promoção, o controle e a defesa de direitos e o repasse de informações sobre os serviços públicos que chega a população”, ressaltou.
Para a Secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, ficou a mensagem motivacional para o Colegiado do Conselho e Rede.
“ Na formação o Conselho Tutelar teve a possibilidade de conhecer o fluxo de atendimento de outras instituições. Houve troca de conhecimento do ECA e o desdobramento dele com outras políticas transversais, fundamental para que o conselheiro possa desenvolver sua ações de forma segura”, enfatizou.
Ela agradeceu a Prefeitura pelo apoio ao CMDCA para a primeira capacitação municipal que terá novas etapas.
A presidente do CMDCA, Joelilce Trindade disse que a formação foi de muito aprendizado e trouxe a contextualização da infância do país, do Estado e do município. “Essa formação foi grandiosa, porque uniu Conselho e Rede nos dando subsídios para estarmos sempre atuantes”, destacou.
Para a Conselheira Tutelar Nilciara Barbosa, a formação aprimorou seus conhecimentos pela troca de experiência com outras instituições.
Fotos Arleison Cruz