Nesta quinta-feira, 11, treze toneladas de pescado foram distribuídas pela Prefeitura de Parintins na região do Rio Uaicurapá, atendendo 32 comunidades e beneficiando mais de 2 mil famílias. A ação visa suprir a escassez de alimento na região nesta época do ano com a chegada da enchente.
A operacionalização foi feita pela secretária de assistência social, trabalho e habitação (SEMASTH), Zeila Cardoso, acompanhada dos vereadores Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves e Fernando Menezes, que levaram a mensagem do prefeito Frank Bi Garcia e da deputada estadual Mayra Dias. “Isso mostra mais uma vez o cuidado do prefeito Bi Garcia com as pessoas que necessitam dessa efetivação de políticas públicas voltadas para o povo”, ressaltou Mateus Assayag.
O pescado faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CONAB) em parceria com a Associação de Pescadores da Aquicultura Familiar de Parintins e Região (ASSOPESCA). A entrega aconteceu nas comunidades Polo Maranhão, São Pedro do Marajó, Betânia, São João do Jacu e São Tomé, onde estiveram reunidas as aldeias São Francisco, Nova Alegria, Monte Betel, Monte Carmelo, Vila da Paz, Vila Batista e Nova Galileia.
O tuxaua geral da região do Uaicurapá, Azarias de Souza, ressaltou a importância do pescado por conta da escassez do período. Dona Ediseia, da Comunidade do Marajó, disse que nesta época de enchente o pescado fica difícil. “O peixe some nesse período de enchente, então, nossa gratidão ao prefeito e toda a equipe, porque nos ajudou com as cestas básicas e agora com o pescado”, agradeceu.
Dona Valina de Souza da comunidade Santo André contou que o peixe sumiu da região e que a ajuda enviada pela Prefeitura de Paritins chegou em boa hora. “Agradeço a Deus, ao prefeito, vereadores porque ninguém estava esperando e a escassez é grande por aqui”, declarou.
A Secretária Zeila Cardoso ressaltou a preocupação do prefeito Bi Garcia que tem se empenhado para cuidar das pessoas da cidade e interior. “Ação importante da Prefeitura de Parintins que traz alimento a essa região que sofre com a escassez neste período do ano”, finalizou Zeila Cardoso.
Fotos: Pitter Freitas, Arleison Cruz e Yuri Pinheiro (aéreas) - Secom Parintins
Tags:
Prefeitura Parintins