Parintins registra dois casos de Febre Oropouche e Vigilância alerta para prevenção às arboviroses


O município de Parintins registrou recentemente dois casos de febre Oropouche, doença transmitida pelo mosquito conhecido como maruim. São casos importados dos municípios de Manicoré e Manaus, informou a Vigilância em Saúde, após atendimento dos casos. A arbovirose pode ser transmitida aos humanos também pelos mosquitos do gênero Aedes.

Os pacientes apresentaram sintomas parecidos com da Dengue, Chikungunya e Zika. Eles foram atendidos no Hospital Jofre Cohen e seguem estáveis em seu quadro clínico, informou coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires. 

Elaine salientou que em caso de sintomas como dores intensas nas articulações e atrás dos olhos, febre aguda, náuseas e dor de cabeça muito forte, é recomendável procurar uma unidade de saúde para atendimento e investigação. 

Ela reiterou a necessidade de conscientização da população para prevenção ao mosquito aedes aegypti, principalmente, no que se refere à limpeza de quintais e a evitar o acúmulo de água limpa e parada no domicílio. Segundo a coordenadora, a Prefeitura de Parintins intensificou as ações de combate ao aedes aegypti com borrifações e presença de agentes de endemias nas casas.

Foto: Márcio Costa

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS