A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Cultura (Semcult), celebrou um momento significativo para o fomento à cultura ao oficializar a assinatura do Termo de Execução da Lei Paulo Gustavo. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, na Biblioteca Municipal Tozinzinho Saunier.
O evento reuniu os fazedores de cultura e contou com a presença do vereador Mateus Assayag, representando o prefeito Bi Garcia, do secretário de Cultura, Ray Santos, e da subsecretária Carla Garcia.
O vereador Mateus Assayag destacou o compromisso contínuo do município em promover a cultura local. “É um momento muito importante para Parintins, principalmente para nossa classe artística, que recebe nesse momento, através da assinatura do termo da Lei Paulo Gustavo, condições reais para a elaboração desses projetos, expandindo a arte e a cultura do nosso povo”, disse o vereador.
De acordo com o secretário de Cultura, Ray Santos, esses investimentos impulsionam o potencial criativo e econômico do município. “A partir dessa assinatura inicia-se todo o procedimento de pagamento para os artistas. E as leis de fomento são importantes na construção da arte e da economia do município quando oferecem essa alavanca cultural atendendo os diversos segmentos que fazem parte dessa construção da nossa história e da nossa cultura”, disse o secretário.
O escritor Max Baraúna fala da importância da Lei para o município. “Acredito que a Lei Paulo Gustavo e os editais que a Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão trazendo para Parintins representam um grande avanço nas políticas públicas culturais do município. São projetos que resultarão em belíssimas músicas, livros e espetáculos. Essas iniciativas irão fomentar ao longo do ano ações contínuas, refletindo o talento de cada artista que se propôs a participar”, disse Max.
Para o artista Cícero Antônio, esse momento marca um passo importante para o segmento artístico. “A velocidade, a autonomia dos fazedores de cultura, a distribuição do conhecimento e as questões normativas, por exemplo, de alocar recursos onde realmente são necessários, são muito diferentes do que tínhamos no passado. É um processo novo, rico, produtivo e proporciona um diferencial excepcional aos fazedores de cultura”, disse Cícero.
A cidade de Parintins recebeu um aporte financeiro substancial da Lei Paulo Gustavo, totalizando R$ 944.466,36 (novecentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e sessenta e seis reais e trinta e seis centavos). Esse investimento será destinado a 43 projetos aprovados através dos editais de fomento.
Com a assinatura concluída, a previsão é que, até o início do mês de fevereiro, os recursos destinados aos habilitados nos editais sejam devidamente transferidos.
Fotos: Pitter Freitas/ Secom Parintins