Governo do Amazonas deixa funcionários do Hospital Padre Colombo sem salário por falta de repasse financeiro da SES

Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-AM 871


O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais uma vez deixou os trabalhadores do Hospital Padre Colombo (HPC), desde os serviços gerais até médicos especialistas, sem receber seus salários e enfrentam dificuldades para honrar seus compromissos financeiros e com dívidas mensais. 

De acordo com um dos contratados que presta serviço à unidade de saúde, que prefere não se identificar, os profissionais de saúde estão sem receber o salário de dezembro, férias e a segunda parcela do 13º salário. Em fevereiro de 2023 esses mesmos trabalhadores também passaram por situação idêntica e estavam com dois meses de salário atrasados. O caso foi resolvido logo em seguida. Embora os trabalhadores sejam contratados pela direção do hospital, o pagamento dos salários é feito com os recursos financeiros da SES-AM.

“Como podemos trabalhar pensando nas contas em atraso e passando por dificuldades financeira, até mesmo para comprar alimentos”, disse o servidor. 

A reportagem do Portal Panorama Parintins procurou a direção do HPC. Os diretores disseram que entraram em contato com a SES para ter um posicionamento sobre a liberação do repasse do convênio e foram informados que havia um empenho junto Secretaria da Fazenda (Sefaz) programado para o dia 21 de dezembro do ano passado. Mas até o momento o pagamento da parcela não foi pago. 

A direção do HPC informou ainda que apesar do atraso no repasse financeiro do Governo do Estado todas as atividades e serviços em saúde estão acontecendo de forma satisfatória naquela unidade. 

A reportagem também entrou em contato com a assessoria da SES por e-mail. Em nota informou que a "Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que os trâmites administrativos legais  para o pagamento das empresas terceirizadas já estão em andamento e os atendimentos na unidade de saúde não estão sendo prejudicados".


Convênio 

No dia 22 de junho de 2022 o governador Wilson Lima esteve em Parintins para assinar o convênio entre o Governo do Estado e o Hospital Padre Colombo, um investimento de R$ 29,8 milhões para a manutenção dos serviços prestados na unidade. 

Fraternidade Franciscana
  
O HPC, pertencente a Diocese de Parintins, da Igreja Católica, é administrado pela Fraternidade Franciscana na Providência de Deus. A unidade atende aos municípios do Baixo Amazonas, como Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Maués, Urucará e São Sebastião do Uatumã, além de cidades do Pará.

A hospital presta assistência de urgência e emergência na especialidade em ginecologia obstetrícia, dispondo de leitos específicos para estes atendimentos e também de uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e serviços de apoio e diagnósticos.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS