Na primeira sessão extraordinária plenária do ano, o economista parintinense Marcio Paixão, Conselheiro Efetivo, foi eleito Presidente do Conselho Regional de Economia - Corecon/AM para nova gestão 2024. A plenária de eleição da Nova Diretoria foi realizada pelo Corecon/AM na sua sede na Avenida Leonardo Malcher, 768 – Centro.
Marcio Paixão é formado em Ciências Econômicas; Doutorando em Biotecnologia / Bioeconomia; Mestre em Economia - Desenvolvimento Regional na Amazônia; Pós Graduado em População e Desenvolvimento Regional, todos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo Internacional Business and Management for International Professionals pela University of California - Campus Irvine (UCI) - Estados Unidos da América - EUA. Especialista em Análise de Desempenho Empresarial e Comunicação de Resultados - FGV Management (Rio de Janeiro - RJ). Possui experiência de mais de 20 anos de carreira profissional como Economista, sendo que destes, atuou por mais de 15 anos dedicados à gestão pública federal, trabalhou nas áreas: gestão econômico-financeira, gestão orçamentária, gestão empresarial, gestão estratégica, gestão de projetos, economia empresarial, assuntos regulatórios, planejamento e controle, sustentabilidade, desenvolvimento regional e projetos de incentivo fiscal e captação de recursos.
Atualmente Marcio Paixão é professor de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Consultor Econômico nas áreas de gestão financeira; gestão empresarial, gestão estratégica, bioeconomia, desenvolvimento regional e projetos econômico-financeiros.
Durante o evento, além do economista Márcio Paixão, também foi eleito o economista José Altamir para a vice Presidência do Corecon/AM, que é responsável pelo registro e fiscalização da profissão no Estado do Amazonas.
Eleito à Presidência do Conselho pela primeira vez, o economista Marcio Paixão destaca os principais objetivos da gestão para esse novo desafio: “Atuaremos na ampliação do número de profissionais registrados; na obtenção de uma nova sede para o Conselho; na realização de investimentos em ferramentas de gestão ágeis, governança, risco e compliance; na qualidade da prestação de serviço e melhoria no atendimento; na maior oferta de cursos de capacitação e atualização para os economistas registros; na ampliação da comunicação em canais como podcast, rádio, televisão e redes sociais, visando dar maior publicidade na prestação de contas de nossas ações, transparência, conformidade e integridade”, afirma Paixão.
“Nosso desafio é sempre fortalecer a instituição e valorizar a profissão de economista; defender posições onde o economista pode atuar, seja no governo ou na iniciativa privada; trabalhar na divulgação da profissão em todas as mídias, participar e contribuir em fóruns que evolvam Assuntos Econômicos; Ciência Dados e Inteligência Artificial; Bioeconomia; Sustentabilidade; Energia, Petróleo, Mineração e Gás. Contribuir fortemente com o Governo do Amazonas na defesa do modelo Zona Franca de Manaus - ZFM, com profundidade técnica, habilidade e experiência. Fomentar a discussão no desenvolvimento de matrizes econômicas alternativas e/ou complementares do modelo ZFM; e, portanto, atuarmos como verdadeiros guardiões do desenvolvimento socioeconômico do Amazonas”, enfatiza Marcio Paixão.
Cabe destacar que em 2015, o economista Marcio Paixão, recebeu o Prêmio Economista do Ano 2015, concedido pelo Corecon/AM, por ter desenvolvido uma modelagem de reorganização societária chamada de drop down de ativos, no âmbito da implantação do processo de desverticalização da Eletrobras-AM. Este modelo foi considerado inédito e inovador no setor elétrico brasileiro. Atuou como Coordenador Geral do Processo de Desverticalização, em seguida como Coordenador Geral do Processo de Desestatização da Amazonas Energia e Diretor Executivo.
“Agradeço a Deus, a todos os economistas e Conselheiros do Corecon pela confiança. Estou convicto do compromisso em valorizar e engrandecer a nossa Profissão. Sobretudo honrar a missão desafiadora que nos foi atribuída, realizar todas as ações transformadoras necessárias para viabilizar esse momento de reconstrução do Conselho e contribuir efetivamente para a melhoria de vida da população do nosso Estado e do nosso país”, conclui o Presidente Marcio Paixão.
Tags:
Geral