A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente- Sedema participou nesta sexta-feira, 15, do encerramento das atividades de 2023 do projeto “Um Novo Olhar”, da comunidade do Maranhão. A programação aconteceu na Escola Nossa Senhora das Graças.
Entre as ações realizadas se destacaram a conscientização ambiental, a redução do lixo, realização de cursos e oficinas aplicadas pela Sedema e outras entidades parceiras.
O subsecretário Wescley Tavares, a coordenadora de educação ambiental, Thayssa Matos e assessora Tatyana Souza representaram a secretária Socorrinha Carvalho. A Sedema entregou certificados de participação dos comunitários nas oficinas de reciclagem de vidro, confecção de vassouras de garrafas pet, jardinagem e arborização.
Wescley Tavares resumiu que as mudanças são visíveis na comunidade do Maranhão, a partir da conscientização ambiental. Ele ressaltou a importância de trabalhar com as comunidades rurais que se envolvem nos projetos.
“É novo olhar a partir da crianças e dos adultos para a sustentabilidade”, ressaltou.
Idealizadora do projeto, a professora Perpétua Muniz disse que a escola abraçou a proposta em benefício da comunidade. Ela agradeceu as parcerias da Sedema, Semosp, Semsa e Secretaria de Turismo que resultaram em um novo olhar para o Maranhão com ações e orientações para os moradores.
“Hoje a comunidade do Maranhão reduziu o lixo e está na rota de turismo”, comemorou ela.
Com o Senac, os comunitários participaram de cursos de doces, salgados e cozinha amazônica, com a professora de gastronomia, Albanilce Luz, promovendo a geração de renda.
O gestor da escola, Márcio Camarão avaliou positivamente os projetos ambientais e os cursos realizados.
Já o presidente do Maranhão, Luiz Arcângelo agradeceu as parcerias que tem contribuído para o desenvolvimento da comunidade.
Tags:
Sedema Parintins