A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente- Sedema lançou nesta segunda-feira uma campanha de conscientização sobre abandono e maus-tratos de animais, em parceria com a Associação Patinhas Unidas - APUP, Universidade Federal do Amazonas -UFAM e apoio da Semasth.
A mobilização começou com a Trilha Ecológica Parintins Nativa na UFAM, e a participação de alunos do 4° ano da Escola Guajarina Prestes, estudantes do curso de Educação Física e a equipe da APUP.
Em Roda de Conversa, a presidente da APUP, Mariana Andrade, reforçou para as crianças a importância da sensibilização de ações e políticas públicas voltadas para os cuidados com os animais. Ela apresentou a cadela Atena e o cão Valente, que foi vítima de atropelamento e perdeu uma pata.
De acordo com Mariana, há uma incidência alta de abandono de animais em Parintins e que a castração é a forma adequada para evitar o aumento da população.
Os alunos contaram suas experiências em casa e aprenderam que praticar atos cruéis contra animais é crime e uma lesão ao meio ambiente.
A coordenadora de educação ambiental da Sedema, Thayssa Matos, informou que durante a semana várias atividades serão realizadas com a missão de conscientizar a população sobre a proteção dos animais como cães, gatos, cavalos e outros.
A ideia é trabalhar as garantias da saúde e o bem-estar animal, ausência de fome e sede, desconforto de dor, de lesões e doenças.
Tags:
Proteção animal