A realização da segunda jornada de cirurgia bariátrica realizada durante o final de semana em Parintins recebeu o destaque do prefeito Bi Garcia. O chefe do executivo esteve no hospital Jofre Cohen acompanhando parte dos procedimentos de redução de estômago e também de vesícula pelo método de videolaparoscopia. A equipe do médico Sidney Chalub esteve no município e contou com o apoio de profissionais de Parintins.
Foram realizadas quatro cirurgias bariátricas. O prefeito esteve acompanhado ainda do vereador Mateus Assayag e do subsecretário de Saúde, André Acauan.
Parintins é o único município no interior do Estado a realizar cirurgias bariátricas que proporcionam oportunidade de qualidade de vida a pessoas com obesidade mórbida e, que por conta do quadro, apresentam outros problemas de saúde. "Foi uma ação que ocorreu graças aos investimentos que estamos fazendo na qualificação do nosso sistema de saúde, o que estabelece Parintins como município pioneiro no interior do Amazonas nesse tipo de procedimento", enalteceu
Segundo o gestor municipal, novamente o município investe na promoção de cirurgia laparoscópica de vesícula, diminuindo a fila por esse procedimento que tem alta demanda. "Esse procedimento é minimamente invasivo, feito com auxílio de endocâmera, e possibilita uma recuperação muito mais rápida dos pacientes", completou.
O município já planejou a realização de novas cirurgias bariátricas em 2024, garantiu o prefeito de Parintins. Bi Garcia reiterou a informação de que diariamente são realizadas entre sete a oito cirurgias eletivas em diversas especialidades, no hospital Jofre Cohen, dentro do cronograma estabelecido pela gestão.
Fotos: Eder Repolho - Secom Parintins
Tags:
Saúde