Um filhote de peixe-boi recém-nascido foi resgatado por pescadores nesta terça-feira, 28, às margens do Rio Amazonas, próximo à Boca do Xibuí, em Parintins.
O bebê peixe-boi pesa apenas cinco quilos, mede 60 centímetros e está sob os cuidados da zootecnista da Prefeitura de Parintins Kellen Abecassis, na Fazenda Ecologia, do servidor aposentado do Ibama, Salvador Leal.
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Sedema, por meio da secretária Socorrinha Carvalho, já autorizou a compra de alimentação. Nessa fase, o filhote pode ser alimentado com leite sem lactose, duas vezes por dia, com 250 ml em cada mamada.
O bebê peixe-boi foi encontrado pelo pescador Raimundo dos Santos e seu filho Marcelo Eduardo, que pescavam pirarara.
Marcelo relatou que o filhote estava sendo atacado por botos, provavelmente se perdeu da mãe ou ela foi morta.
Os pescadores precisaram de habilidade para conduzir o filhote até Parintins. “A gente deixava dentro d’ água, mas ele rebolava para debaixo da canoa, não sabia nadar direito por ser muito pequeno. Das proximidades do Paraná do Limão, trouxemos na canoa até Parintins onde meu pai acionou as autoridades”, contou Marcelo. O pescador Raimundo sempre vende o pescado no tradicional Prego de Ouro, no bairro São José Operário.
De acordo com Salvador Leal, este já é o décimo filhote de peixe-boi resgatado somente em 2023. Desde 2019, ele já recebeu na fazenda pelos menos 42 filhotes.
Após o período de reabilitação, a Sedema vai providenciar o translado para o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Tags:
Sedema Parintins