Ibama alerta: Parintins lidera os índices de incêndios florestais e queimadas no Estado do Amazonas

Texto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 - Divulgação Ibama


O município de Parintins atualmente registra os maiores índices de incêndios florestais e queimadas, superando os registros locais de todos os tempos e se colocando como liderança nesse quesito em todo o Estado do Amazonas. A afirmação foi do superintendente do Ibama no Amazonas, o analista ambiental Joel Araújo, na manhã deste domingo, 19 de novembro, em entrevista de áudio pelo WhatsApp para o Portal Panorama Parintins.

De acordo Joel, no contexto de fumaça e queimadas Parintins ocupa o primeiro lugar. 

“Hoje Parintins configura como o município que tem mais índices de focos de incêndios florestais e queimadas, no Estado do Amazonas. Isso é muito grave, isso nunca aconteceu e os focos se concentram na região da Vila Amazônia, especialmente ali nas comunidades de Vista Alegre, na estrada Toledo Piza, no famoso T, em direção ao Rio Tracajá. Então, ali é o principal foco e a situação lá é grave. Nós temos ali incêndios, inclusive em residências. Muitos produtores já perderam a sua produção, suas plantações. Então, são meses de trabalho jogado fora”, afirmou o superintendente.

Araújo relatou que esses incêndios são causados pela ação humana, pelo uso indevido do fogo. 

“São pessoas que querem fazer a limpeza de seus roçados, e isso é importante de falar, porque em alguns casos, são pecuaristas, são pessoas que têm fazenda, que tocam fogo no campo para renovar o pasto. Mas nós temos também a incidência de um grande número de focos em pequenas áreas, de pequenos produtores. Então, é também o pequeno produtor, da agricultura familiar, do roçado que também está usando indevidamente do fogo, de forma descontrolada e esse fogo está se expandindo para a floresta”, ressaltou. 

Joel salientou ainda que nesse período a vegetação está muito seca e uma série de fenômenos naturais e humanos interferiram no aumento da temperatura e na diminuição da umidade do ar, da vegetação. 

“A floresta está seca e está propícia ao incêndio. Então, a gente tem que pensar nisso. Tem que ter uma responsabilidade da sociedade sobre isso, e não vai adiantar nós termos Ibama atuando, Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuando, Governo do Estado atuando, Bombeiros trabalhando e todo mundo dando seu máximo, se a comunidade continua a atear fogo para a limpeza do roçado. Nós temos que parar de usar o fogo. Esse é o apelo que a gente faz: não usem fogo para fazer a limpeza do roçado nesse momento. Vamos aguardar mais um pouco”, apelou Joel Araújo.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS