Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 872 |
Um público estimado em 25 mil pessoas estive no Cemitério Municipal São José em Parintins, nesta quinta-feira, 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados, de acordo com a administração do Cemitério. O momento é a oportunidade de visitar os mausoléus e sepulturas para homenagear seus entes queridos.
Como único campo santo do município, o movimento foi intenso desde o início da manhã, às 6h, quando foram abertos os portões. À noite, milhares de famílias compareceram em maior número, momento de relembrar seus mortos e manter a tradição de acender velas, meditar e fazer orações para os falecidos.
Como forma de reverência aos que estão enterrados, durante a semana famílias realizaram limpeza e enfeitam as sepulturas.
Para deixar o campo santo organizado e limpo, a Prefeitura de Parintins realizou serviços necessários com a troca de luminárias, retirada de entulhos e disponilizou arreia para os reparos nas sepulturas.
Durante a visitação foi disponibilizado bebedouros de água gelada e segurança, segundo o administrador do cemitérios Weldel Maia.
Nas semanas anteriores ao Dia dos Finados os trabalhadores autônomos do município aproveitaram para ganhar um dinheiro extra realizando serviços de pintura e reparos das sepulturas. Desde o dia até a noite muitos autônomos aproveitaram o movimento para comercializar velas, caixilhos, guirlandas, grinaldas e outros enfeites. Os vendedores de lanches, água e refrigerante também aproveitaram a ocasião.
Tags:
Dia dos Finados