As chuvas diminuem na região metropolitana de Manaus reaparecendo focos de fogo, queimadas e incêndios florestais, diz IBAMA, de acordo com informe da brigada PrevFogo.
INFORME IBAMA PREVFOGO CRISE CLIMÁTICA AMAZONAS 31/10/2023
À respeito da fumaça que recobre a cidade de Manaus, vimos ínformar que:
As chuvas diminuíram na região metropolitana o que favoreceu o reaparecimento de focos de fogo, queimadas e incêndios florestais.
Outros estados como Pará, Amapá e Mato Grosso, outros do Nordeste como Maranhão e Piauí, continuam com grande número de focos.
Diversas modelagens climáticas mostram que a fumaça dessas regiões está sendo carregada para o Amazonas.
Tais fatos têm gerado a volta e intensificação da fumaça na cidade de Manaus.
O IBAMA/PREVFOGO continua atuando nos municípios de Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes e Careiro da Várzea com o efetivo de 116 brigadistas em 06 setores de combate: Sede Careiro Castanho, Araçá, Novo Céu, Autazes, Manaquiri e Careiro da Várzea.
Recomendamos aos produtores rurais que tenham o máximo de cuidado com o uso do fogo que deve ser utilizado apenas com a autorização do órgão estsdual de Meio ambiente.
Na semana de 6 a 10 de novembro, o IBAMA realizará curso de formação de brigadistas municipais em parceria com as prefeituras, visando o Manejo Integrado do Fogo e o combate direto de forma autônoma.
Fonte: IBAMA-AM
Tags:
Queimadas