Os melhores queijos de manteiga, coalho, tanto de bovinos, quanto de bubalinos, doce de leite, farinha e vaca leiteira foram conhecidos no último dia da 37ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), neste domingo, 12 de novembro. O presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, entregou as premiações aos vencedores em cada categoria dos concursos promovidos de 09 a 12 de novembro.
A produtora rural da comunidade do Máximo, Maria de Fátima Marques, consagrou-se tetra campeã consecutiva com a melhor farinha. O pecuarista Adinamar Lima, da Fazenda Nova Esperança, da comunidade do Macurany, ganhou o primeiro e o segundo lugar do concurso leiteiro. A Leiteria Macurany, dos pecuaristas Isandrey Azêdo e Michelle Carvalho, conquistou o tricampeonato com o doce de leite e o queijo coalho bovino.
O melhor queijo de manteiga da 37ª Expopin é de Deivison Pontes Mendes, da Fazenda Novo Horizonte, da comunidade Paraná do Espírito Santo do Meio. O segundo lugar ficou com a Fazenda São João, da comunidade de São Sebastião do Boto, dos produtores Nilvanira Azevedo Teixeira e José Domingos de Souza. Dailson Martins, da Fazenda Vovó Fé, da comunidade do Parananema, conquistou a terceira colocação no queijo manteiga.
O pecuarista Ednilson de Queiroz, da Fazenda Ilha do Camaleão, do Distrito de Novo Remanso, Itacoatiara, venceu na categoria de melhor queijo coalho de búfalo. O presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins ressalta a importância da realização dos concursos para mostrar a qualidade dos produtos da região, alguns reconhecidos nacionalmente como os queijos com Selo Arte da Leiteria Macurany.
Fotos: Pedro Coelho
Tags:
Expopin