Lago Macurani, o reflexo da situação também na zona rural de Parintins. Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-J - AM 871 |
Entre as ações de apoio e assistência já realizadas junto aos ribeirinhos de regiões remotas e mais efetadas pela forte seca dos rios e alta temperatura deste ano, a Prefeitura de Parintins vai comprar, de forma emergencial, R$ 1 milhão em cestas básicas de alimentos.
A informação foi repassa pelo prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (UB), em encontro com jornalistas na sala de reunião da administração municipal, na tarde de sexta-feira, (06).
Em contato com os membros da imprensa local, Bi Garcia ressaltou o apoio recebido dos governos estadual e federal devido o município enfrentar a mais severa das estiagens, deixando mais de 30 comunidades em situação de isolamento.
De acordo com Garcia todos os esforços estão sendo tomados para socorrer os parintinenses na área rural que já se encontram com dificuldade de acesso pelos rios ou em total isolamento.
Aniversário de Parintins e solidariedade
Para ampliar o raio de apoio humanitário da administração municipal às familias atingidas pela estiagem severa deste ano em Parintins, Bi Garcia vai comandar uma campanha solidária de arrecadação de alimentos. Entre as ideias, uma é que a população parintinense também se envolva e possa fazer doação de gêneros alimentícios, de higiene e água. Os alimentos serão arrecadados na entrada do Bumbódromo para o show do cantor Zé Vqueiro, na festa de aniversário de 171 anos de Parintins, na noite de 15 de novembro.
Alerta estiagem
Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parintins (Comdec) até o momento pelo menos 30 comunidades da zona rural de Parintins (várzea e terra firme) estão com difícil acesso ou em total isolamento devido a estiagem do rio que ainda está em curso, com tendência de se agravar devido o nível do rio Amazonas estar abaixando numa média de 20 cm por dia, segundo o monitoramento diário do órgão.
Esta semana a Defesa Civil do município recebeu o boletim da Defesa Civil Estadual informando que a calha do Baixo Amazonas (a qual Parintins faz parte) está em situação de alerta.
O coordenador da Defesa Civil de Parintins, Adriano Aguiar, informou que o levantamento das comunidades atingidas pela estiagem do rio segue sendo realizado pelo órgão competente e que já é possível detectar que os poços tubulares estão secando o que pode resultar na falta de água potável, a dificuldade dos alunos de irem para a escola em que alguns casos eles têm que caminhar por cerca de 1 a 2h, na dificuldade de resgate de pacientes dessas comunidades isoladas e que a Secretaria de Produção do município está encaminhando os produtores que estão tendo dificuldades com suas produções devido a seca.
Tags:
Seca no Amazonas