Como parte das ações de esclarecimento de dúvidas dos atores culturais que pretendem inscrever projetos para concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza nesta sexta-feira (13), das 10h às 12h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, um Plantão Tira-dúvidas da Lei Paulo Gustavo.
Na ocasião, servidores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão à disposição no Centro Cultural Palácio da Justiça para esclarecimentos sobre os editais. As dúvidas poderão ser tiradas tanto presencialmente quanto virtualmente, por meio da plataforma Meets. O Plantão Tira-dúvidas também poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (culturadoam) no YouTube.
Serão realizadas ainda lives de esclarecimento sobre a LPG, no sábado e domingo (14 e 15/10), das 14h às 16h, por meio da plataforma Meets. O Plantão Tira-Dúvidas e as lives se unem às demais ações realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa nas últimas semanas para facilitar a inscrição de projetos nos editais da LPG.
Há, por exemplo, as oficinas de elaboração de projetos, disponíveis no YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (culturadoam). Há também os canais Tira-dúvidas Editais LPG, que podem ser acessados via e-mail (leipaulogustavo@cultura.am.gov.br) ou pelo número (92) 99222-5377.
A Sala Paulo Gustavo, localizada na Vila Ninita (avenida 7 de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro) é um espaço para tirar dúvidas, receber orientações sobre as inscrições nos editais e auxílio no Cadastro da Cultura. Nesta semana, por conta do feriadão, funcionou segunda, terça e quarta-feira (9, 10 e 11/10), das 9h às 16h.
Na TV Encontro das Águas, às segundas-feiras, às 21h40, e às quintas-feiras, 20h, também estão sendo transmitidas oficinas para a elaboração de projetos culturais,no objetivo de auxiliar quem deseja inscrever projetos na LPG.
A assessora jurídica da Secretaria de Cultura, Anne Paiva, lembra que as ações para a implementação da Lei Paulo Gustavo já vêm sendo realizadas há bastante tempo. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa vem desde abril deste ano realizando as ações para implementar a Lei Paulo Gustavo aqui no Estado”, afirma.
Segundo a doutora Anne, para melhor atender a cadeia da cultura e economia criativa do Estado, foram lançados nove editais, cada um com um aspecto específico. “Verificamos que, ao longo dos anos, houve uma diferença, um distanciamento grande entre o que está escrito nos editais e a forma de se expor as informações nos editais e a sociedade como um todo”, afirma.
“Às vezes os editais trazem textos muito rebuscados, informações de difícil compreensão para o cidadão médio. Então, como forma de tentar atingir de forma mais efetiva os profissionais da cadeia da cultura e da economia criativa, buscamos fazer editais mais práticos para o entendimento”, explica a advogada.
“Além disso, nós vamos fazer uma reunião nesta sexta-feira (11/10) para esmiuçar pontos dos editais e tentar tirar as dúvidas mais comuns dos profissionais”, finaliza.
Foto: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Tags:
Cultura