Com emenda do deputado Cabo Maciel, Associação do Itauna II atende centenas de adolescentes, jovens e adultos nos diversos projetos sociais em Parintins

Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-J AM 871

A Associação de Moradores do Bairro Itauna II (Ambi II), em Parintins, há 13 anos atende centenas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e um grupo da terceira idade com projetos sociais com a finalidade de construir amplo acesso a atividades da cidadania, da criação de oportunidades para cada público específico. 


Os projetos são voltados não somente para os familiares do bairro ou de associados da entidade, mas é aberto para o público em geral, para a comunidade parintinense, tanto da zona urbana e rural. 

Para este ano mais uma etapa das atividades nas mais variadas oficinas artísticas, profissionalizantes e esportivas iniciaram no mês de agosto e seguem até abril do próximo ano. Trata-se do projeto “Comunidade Ativa”, que só foi possível devido a liberação de uma emenda parlamentar do deputado Cabo Maciel, com o repassa de R$ 500 mil. 

A destinação do recurso financeiro foi por meio do Termo de Fomento nº 042/2023 da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Assistência Social para serviços de Proteção Social Básica.

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Ambi II, Heleandra Nunes, nesta etapa dos projetos sociais dentro da entidade são ofertadas para 250 usuários oficinas de artes visuais com desenho e pintura em tela, artesanato regional com a confecção de acessórios em macramê, dança aeróbica, esporte com futsal, letramento com o reforço escolar para crianças de 1º ao 5 º ano do ensino fundamental, além de jiu-jitsu. O público assistido na Ambi II conta ainda com atendimento de assistência social, como apoio dos projetos.

Um dos pontos de destaque este ano foi a disponibilização de matérias de uso individual para cada usuários dos projetos como fardamento, calçado para a prática esportiva e de dança, entre outros. 

“O projeto será desenvolvido no período de sete meses, no qual todas as oficinas que foram desenvolvidas cada uma tem seu material individual para os usuários, a comunidade não tem a necessidade de trazer, como por exemplo para oficina de instrumentos musicais, a Ambi II disponibiliza todos os instrumentos. Esse ano foi implantado uma nova proposta, sendo que todos os alunos, usuários inscritos receberão seu material”, destacou Heleandra.

Nas oficinas realizadas por meio da emenda parlamentar do Cabo Maciel são turmas pela manhã, tarde e noite, cada turma com sua devida idade e horário. São duas horas de atividade por oficina, três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira).  

“Graças a Deus temos nossos parceiros, nossos amigos que sempre estão disponíveis para ajudar nossa Associação. E este ano recebemos essa emenda do amigo Cabo Maciel que vai atender várias famílias, não somente do bairro, mas de toda a comunidade parintinense”, ressaltou a presidente da Ambi II Nilda Viana.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS