Alerta estiagem: Defesa Civil contabiliza 27 comunidades de Parintins com difícil acesso ou em total isolamento


A Defesa Civil contabilizou até o momento 27 comunidades da zona rural de Parintins (várzea e terra firme) que estão com difícil acesso ou em total isolamento devido a estiagem do rio que ainda está em curso, com tendência de se agravar devido o nível do rio Amazonas estar abaixando numa média de 20 cm por dia, segundo o monitoramento diário do órgão.

A Defesa Civil do município recebeu o boletim da Defesa Civil Estadual informando que a calha do Baixo Amazonas (a qual Parintins faz parte) está em situação de alerta.

O coordenador da Defesa Civil de Parintins, Adriano Aguiar, informou que o levantamento das comunidades atingidas pela estiagem do rio segue sendo realizado pelo órgão competente e que já é possível detectar que os poços tubulares estão secando o que pode resultar na falta de água potável, a dificuldade dos alunos de irem para a escola em que alguns casos eles têm que caminhar por cerca de 1 a 2h, na dificuldade de resgate de pacientes dessas comunidades isoladas e que a Secretaria de Produção do município está encaminhando os produtores que estão tendo dificuldades com suas produções devido a seca “A gente está correndo atrás agora. O prefeito Bi talvez decrete situação de emergência até mesmo para tentar um apoio estadual e possivelmente federal em busca desses recursos que estão sendo destinados à mais de 50 municípios do Amazonas já decretadas em situação de emergência. E o monitoramento da área rural começa a entrar naquela parte de acesso, tanto de ir e vir quanto de chegada de alguns insumos que as comunidades precisam”, disse.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS