Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente-Sedema, foram recebidos nesta sexta-feira, 29, na agrovila do Caburi, para uma ação de sustentabilidade e realização de oficinas de vassouras de garrafas pet e sabão ecológico na Escola Municipal Walkiria Viana Gonçalves.
As oficinas foram realizadas com o apoio da direção e professores da Escola Municipal Walkiria Viana Gonçalves e também da Cáritas Diocesana de Parintins, que acompanha famílias no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo na região do Caburi.
A Sedema tem se destacado pela parceria com escolas, comunidades e instituições promovendo a proteção ao meio ambiente por meio da reciclagem, apoiando projetos sustentáveis e incentivando a geração de renda.
A coordenadora de Educação Ambiental, Thayssa Matos e o facilitador Tita Teixeira estiveram à frente das atividades que envolveram dezenas de estudantes.
Professores, alunos e comunitários aprenderam como produzir sabão com óleo de cozinha usado e a fazer vassouras aproveitando as garrafas que antes poderiam poluir os rios e o meio ambiente.
Além das oficinas, os técnicos também fizeram abordagens sobre combate as queimadas, poluição das praias, proteção dos animais visando a conscientização dos alunos para uma mudança de hábito na comunidade e realizaram jogos interativos com alunos do 6° ao 8° ano.
A ação teve o apoio da secretária Socorrinha Carvalho que ressalta a importância de levar o conhecimento aos estudantes da zona rural para que vivenciem na prática o cuidado com o meio ambiente e percebam que eles são os agentes da mudança que o o planeta precisa. Também são parceiros o IPAAM e o IFAM.
A coordenadora Thayssa Matos agradeceu o apoio da direção da escola e da Cáritas Diocesana de Parintins com o deslocamento e logística na comunidade para realização das atividades.
O facilitador Tita Teixeira comemorou o sucesso da ação que só engrandece o trabalho da Sedema.
Tags:
Sedema Parintins