Fórum de Secretários de Meio Ambiente e IBAMA emitem nota com pedido de socorro ao governo do Amazonas para o combate às queimadas

Foto: Reprodução da internet 

O Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Amazonas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA-AM/Superintendência Regional, emitiram pedido de socorro, urgência e providências ao governo do Amazonas, quanto às queimadas irregulares que estão ativas em todos os municípios do Amazonas. Veja abaixo o documento:

Elas são espontâneas e provocadas, com sensibilidade maior neste período de verão causticante onde as temperaturas estão excedendo os 40 graus, diariamente. 

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins-Sedema, se une ao apelo diante da gravidade da situação.

O documento  encaminhado ao governador Wilson Lima e outras autoridades estaduais diz o seguinte: 

“Estamos vivenciando dias difíceis desde início de julho, por não termos equipes capacitadas, equipamentos, veículos e custeio como combustível e alimentação, para o combate destes sinistros. Acreditamos no poder do Estado e na interferência positiva deste, onde Vossa Excelência, usando de mecanismos usuais para enfrentamento da calamidade, nos vimos no dever de lhe informar e pedir, em caráter de URGÊNCIA, na melhor forma de entendimento. Senhor Governador Wilson Lima, em união, todos nós, Secretários Municipais do Meio Ambiente de nosso grandioso Amazonas, apresentamos Nota de Pedido de Socorro e Urgência, pedindo-lhe, com o devido respeito, apoio e tomadas de medidas de urgência, tanto em punição quanto na melhoria do aparato para contenção das queimadas e minimização das ocorrências que estão descontroladas, invadindo plantações, casas e castigando gravemente as criações e a fauna silvestre que estão sendo assados vivos nas regiões afetadas. 

Consideramos neste quadro também os idosos, crianças, transeuntes das zonas urbanas e trabalhadores do campo, expostos à massa de fumaça vinda de todos os lados. Escolas já estão interrompendo as aulas e o registro de síndromes gripais do período tendem a aumentar.

Foi anunciado pelo INPA, na última reunião do PPCDQ realizada na SEMA, dia 29/08/2023, que as previsões de chuvas são abaixo de 5mm para os próximos períodos. Isso nos causa mais desespero porque o cenário da vazante já está formado e a seca será abrupta.

Senhor Governador, diante do exposto, aguardamos por respostas e ações para a minimização deste flagelo que assola os nossos municípios no momento e na intenção de prestar o melhor serviço à população de nosso Estado”. 

Assinaram a nota os Secretários Municipais de Meio Ambiente do Amazonas e o  Superintendente IBAMA/AM, em 05 de Setembro de 2023.

Além do governador Wilson Lima, o documento foi endereçado a Eduardo Costa Taveira Secretário de Estado de Meio Ambiente, a Sr. Juliano Valente Diretor Presidente do IPAAM, ao Deputado Roberto Cidade, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e ao Prefeito Anderson José de Souza,  Presidente da Associação dos Municípios, ao Procurador Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento Jr. da Procuradoria Geral de Justiça, ao Ministério Público do Estado do Amazonas, ao Dr. Érico Desterro, Presidente do Tribunal de Contas.






Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS