A vereadora Márcia Baranda (MDB) presidiu, nesta sexta-feira, 22/09 na Câmara Municipal de Parintins, uma Audiência Pública de sua propositura de grande relevância para a comunidade parintinense. A audiência teve como objetivo formalizar o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.
A iniciativa reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade para discutir os índices e a gravidade das violências no município.
Um dos pontos de destaque foi a apresentação do Projeto de Lei que regulamenta, no Art. 6º, a "Formalização do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de contribuir para os fluxos de atendimento, os quais serão disponibilizados a cada seis meses por meio da notificação integrada dos dados." Além disso, foi discutida a implantação da Escuta Protegida, no âmbito Municipal, uma medida que visa aprimorar a proteção e assistência às vítimas de violência infantil e juvenil na região.
"A segurança e proteção de nossas crianças e jovens são fundamentais. É nosso dever agir com determinação para garantir seu bem-estar e direitos. Os alarmantes índices de violência contra crianças e adolescentes exigem uma discussão urgente", declarou a parlamentar.
Participaram do evento, compondo a mesa, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Joelilce Trindade; o Conselheiro Tutelar, João Maurício Lago; o Coordenador da Patrulha Ronda Maria da Penha, Tenente Gildo Assis; o Subcomandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Parintins, Tenente Geandro; a representante da Subseção de Parintins da OAB, Juliana Arruda; Dr. Aldin Rodrigues, o Diretor do Hospital Padre Colombo, Frei Alberto, e a Secretária da SEMASTH, Zeila Cardoso. Também estiveram presentes os vereadores Massilon Cursino (Republicanos) e Vanessa Gonçalves (PP).
A discussão realizada nessa reunião reflete a preocupação coletiva com o bem-estar das crianças e jovens de Parintins. O envolvimento ativo de diversas esferas da sociedade demonstra um compromisso conjunto em combater essas violências e criar um ambiente mais seguro para as futuras gerações.
Márcia finalizou o evento agradecendo a todos que contribuíram para essa importante iniciativa. A partir de agora, as ideias discutidas em favor das crianças e adolescentes serão votadas pelos vereadores. Caso sejam aprovadas na câmara, caberá ao chefe do executivo promulgar essas medidas.
Tags:
Vereadora Márcia Baranda