Vereador Telo pleiteia junto a deputado Saullo Vianna construção de UBS no Caburi


A região do Caburi concentra grande número de munícipes e há a necessidade urgente de expansão das ações e serviços públicos de saúde. A área dispõe do Centro de Saúde Denizal Pereira, porém, é de pequeno porte frente à demanda, por conta de atendimento aos moradores da comunidade São Sebastião e de localidades vizinhas. 

Ciente da necessidade e em resposta a pedidos dos moradores, o vereador Telo Pinto (PSDB) apresentou a Indicação 493/2023, destinada ao gabinete do deputado federal Saullo Vianna (UB). Ele solicita a destinação de recursos financeiros, por meio de emenda parlamentar impositiva, na ordem de 1,5 milhão de reais, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), porte 2, no Distrito do Caburi. 

Detalhou a estrutura necessária e disse que a ideia é utilizar o terreno do próprio Centro de Saúde para a obra. “Em conversa com deputado, ele assegurou os recursos para a construção dessa UBS. Promovi um estudo junto à minha equipe e alguns técnicos da Secretaria de Saúde para identificar a UBS que comporte para o Caburi. Me passaram as informações e pude fundamentar a presente Indicação para apresentar ao deputado Saulo Vianna”, declara. 

Quanto à questão de médicos, não só no Caburi como Mocambo também, frisou a dificuldade. “A Secretaria de Saúde tem publicado editais, tem buscado, mas, não consegue a contratação de médicos para serem fixo moradores das regiões do Mocambo e do Caburi, mesmo que seja de forma temporária. Isso tem causado um grande problema de saúde nas localidades”, alega.

O edil apresentou no início desta Legislatura solicitação para fardamento para os vigias das escolas municipais. Foram providenciados, mas, até o momento, não foram entregues. “Toda vez que cobro é uma situação diferente – cacetete não aprontou; lanternas deram problemas; faltou fazer boné, mas, fui informado pelo Secretário Azamor que está completo e garantiu que, até o final deste mês, irá fazer entrega e vou ficar aqui cobrando”, disse.

Outros pontos de seu discurso foram o lançamento do Edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Estado, com alerta aos produtores para comercialização de seus produtos, e recebimento de vídeo institucional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) sobre ação realizada em Parintins, no início do mês de junho em Mocambo, Caburi e Vila Amazônia.
 
“Tivemos mais de 800 atendimentos e, na próxima sessão, irei trazer o valor de recursos que desse movimento em Parintins – aposentadorias, pensões e auxílio maternidade. Um volumoso que é injetado na economia, todos os meses pelo Governo Federal. Vou mostrar que Parintins desponta como um dos maiores a receber esses recursos e, cada vez mais, iremos buscar o cadastramento para que as pessoas tenham acesso a esses recursos”, finaliza.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS