Combater a pobreza de forma associada a ações de conservação ambiental está no centro das discussões que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) levou para Belém (PA). A cidade é sede da Cúpula da Amazônia e reúne, nesta semana, diversas instituições para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região.
“A Cúpula da Amazônia é exclusiva para presidentes, mas diversos outros eventos são realizados de forma paralela, e nós, da Sema, estamos presentes buscando sinergias com as ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, principalmente, para ajudar na demanda do desenvolvimento sustentável e de geração de renda”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Durante o encontro, ele destacou a importância de apoiar a geração de renda e o desenvolvimento de uma nova economia, que inclua o homem da floresta. “A liderança do governador Wilson Lima tem sido importante para direcionar essa estratégia, que prioriza conservação ambiental, ao mesmo tempo em que resolve problemas graves e urgentes, como a redução da pobreza”, completou.
No contexto da Cúpula, ainda na segunda-feira (07/08), o governador Wilson Lima apresentou avanços obtidos em programas realizados no estado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de ter participado de negociações e encontros com parceiros.
Já na terça-feira (08/08), o secretário do Meio Ambiente deu seguimento à participação do Amazonas no evento, com uma reunião junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO/ONU), ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Instituto Mamirauá, para discutir um projeto de restauração em áreas de várzea.
Ainda na terça (08/08), representando a Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), ele apresentou os resultados das estratégias e planos de ação para a biodiversidade, durante encontro chamado “Diálogos Pan-Amazônicos”.
Nesta quarta-feira (09/08), representando o governador, o secretário Eduardo Taveira participa do evento “Contribuições do Investimento Privado para a Bioeconomia Regional”, junto a secretários da pasta de meio ambiente e autoridades integrantes da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force, em inglês).
A participação do Amazonas nos eventos paralelos à Cúpula da Amazônia vai até esta quinta-feira (10/08), com o encontro "Inovação, Finanças, Natureza", promovido pelo Consórcio da Amazônia Legal, em parceria com a Nature Finance, para discutir diversos aspectos da bioeconomia, como a atuação de povos originários, o papel da tecnologia, dos atores financeiros e estratégias de investimentos.
FOTO*: Divulgação/Sema
Tags:
Cúpula da Amazônia