O pássaro Jaçanã, atual campeão, apresentou na arena do Mocambódromo o tema "Povos Amazônicos", na noite desta sexta-feira (04).
Acompanhado pelo cordão amarelo e vermelho, cores tradicionalmente defendidas pelo Jaçanã, mais de 80 brincantes, entre membros do cordão e itens individuais, estiveram envolvidos na apresentação.
O tema "Povos Amazônicos" escolhido pelo Jaçanã destacou a diversidade e riqueza cultural da região, homenageando brancos, negros, caboclos e indígenas, que fazem parte da rica tapeçaria de povos que habitam a Amazônia.
A história do pássaro Jaçanã remonta a 1952, quando foi trazido para a localidade por trabalhadores de Maués, que vieram realizar atividades agrícolas na região durante o auge do cultivo da juta. Na época, os irmãos Messias se envolveram na brincadeira com o pássaro Jaçanã, buscando diversão após longos dias de trabalho árduo. Quatro anos depois, o senhor Milton Almeida assumiu a liderança da brincadeira, pois os irmãos retornaram para sua cidade natal, desgostosos em virtude da morte de um deles.
O Festival Folclórico do Mocambo teve início nesta sexta-feira e se estenderá até o domingo, com a disputa dos bumbás Touro Branco e Espalha Emoção. A Prefeitura de Parintins é a responsável pela realização do evento.
Fotos: Arleison Cruz - Secom Parintins
Tags:
Festival do Mocambo