Fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Prefeitura de Parintins, teve início o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O curso terá a duração de três anos e vai acontecer na modalidade Educação à Distância (EaD) em turma única que é formada por 27 acadêmicos.
A aula inaugural aconteceu na segunda-feira, 14 de agosto, em uma solenidade especial na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, e contou com a presença do diretor em exercício do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas em Parintins, professor Dr. Carlos Jorge Barros Monteiro, do secretário municipal de Administração, Edy Albuquerque, do secretário municipal de Educação, Azamor Pessoa, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Alzenilson Aquino e da subsecretária de Educação, Silvia Coimbra.
Para o diretor em exercício do ICSEZ/UFAM, Doutor Carlos Monteiro, com o curso, Parintins demonstra mais uma vez porque é referência na educação. “A gente sabe que a cidade está crescendo, muita gente não tem tempo suficiente para assistirem aula, e o ensino à distância é uma alternativa adequada com uma estrutura muito boa que a prefeitura está oferecendo. A universidade entra com o conteúdo, entra com a expertise, e a prefeitura com o apoio tecnológico, com o suporte, além de vários acadêmicos que são servidores públicos, ou seja, buscam qualificação profissional”, destacou.
O secretário de Administração, Edy Albuquerque, enaltece a participação de servidores municipais no curso. “O prefeito Bi Garcia assinou o acordo de cooperação técnica com a Ufam que permitiu a criação do Polo EaD em Parintins. São 27 acadêmicos dos quais 16 são servidores municipais de diversas secretarias, eles buscaram e estão aproveitando essa grande oportunidade no ensino superior”, frisou.
O secretário de Educação, Azamor Pessoa, falou das etapas que ocorreram para que o curso se tornasse uma realidade em Parintins. “O município se submeteu a um Edital de Chamamento, onde manifestou interesse em trazer essa oportunidade para a população parintinense e preencheu todos os pré-requisitos, dos quais, o local do Polo teria que ter internet, computadores e condições para que os acadêmicos possam estudar. Quanto aos acadêmicos, passaram por um vestibular organizado pela Ufam e conquistaram o direito de fazer o curso superior”, pontuou.
O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental terá como Polo o laboratório da Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, no qual para os acadêmicos que não disponibilizarem de computador e internet própria poderão utilizar para suas aulas durante três dias na semana. Além da estrutura física a prefeitura também disponibiliza os professores que exercerão as funções de coordenador do curso e tutor dos estudantes.
Fotos: Pedro Coelho - Secom Parintins
Tags:
Educação Parintins