Em mais um espetáculo folclórico, a tradicional Quadrilha Peti na Roça levou para à arena do Mocambódromo, na noite desta sexta-feira (04), o tema "A invasão dos cangaceiros na festa de São João". A quadrilha ousou em dança, indumentárias e coreografia para contar a história de luta, cultura e alegria.
Diferente de séculos passados, quando uma invasão de cangaceiros causaria medo e pavor, a Quadrilha Peti na Roça transformou a arena em um palco de celebração. Sob a luz dos lampiões, 80 brincantes, representando Lampiões e Marias Bonitas de todas as idades, levantaram o xaxado e as danças juninas, mantendo viva a história do cangaço e sua importância na luta pelas desigualdades e direitos reprimidos.
A Quadrilha Peti na Roça surgiu no ano de 2002, no âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, a pedido dos adolescentes que estudavam no programa e almejavam participar do Festival Folclórico do Mocambo. Os monitores responsáveis, José Ney Pinheiro, Aristele Pacheco de Souza e Robiane Pinheiro, atenderam ao pedido e levaram a quadrilha, que, no primeiro ano, homenageou a seleção brasileira de Futebol, com o nome de Peti Elétrico na Roça. No entanto, nos anos seguintes, a quadrilha se apresentou apenas em festas locais, não participando mais do festival. Em 2008, houve uma pequena mudança no nome, e em comum acordo decidiram chamá-la de Peti na Roça. A partir desse momento, a quadrilha voltou a competir no Festival Folclórico do Mocambo com esse nome. Em 2013, obteve seu primeiro título com o tema: Cultura Mocambense, valorizando a cultura local em sua apresentação.
Fotos: Arleison Cruz - Secom Parintins
Tags:
Festival do Mocambo