Mulheres vítimas da violência são assistidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), unidade ligada à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação- SEMAST através da Rede de Proteção.
A coordenadora do CREAS, Camila Lacerda ressaltou que as vítimas de violência doméstica no município, recebem atendimento psicossocial especializado e o encaminhamento aos serviços públicos necessários.
No CREAS Parintins é ofertado através do PAEFI ( Serviço de Proteção e Atendimento. Especializado Integral à Família) o acompanhamento familiar com objetivo a "superação" da situação de violência vivenciada por aquela mulher.
São realizados atendimentos psicossociais, sociojurídico, visitas domiciliares e encaminhamentos aos setoriais (secretarias municipais) quanto intersetoriais (sistema de Garantia de Direitos) para que seja mediado o acesso às políticas públicas à essa mulher. Acompanhamos mulheres com violações de direitos como: Violência Intrafamiliar (física, psicológica e/ou sexual), informou a coordenadora.
Tags:
Lei Maria da Penha