A Campanha de Combate às Queimadas Urbanas e Rurais está nos bairros de Parintins nesta semana com um trabalho de conscientização porta a porta sobre a prevenção às queimadas, para que os moradores evitem tais práticas que podem resultar em multa e até detenção. As equipes percorreram nesta manhã o bairro Pascoal Allagio.
O trabalho está sendo desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente -Sedema, agentes de Endemias e alunos do curso de Meio Ambiente do IFAM.
O período mais crítico do ano compreende os meses de verão intenso, com grande incidência de queimadas no perímetro urbano, o que ocasiona uma série de problemas, tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população.
As estatísticas dos centros de saúde de Parintins indicam que nesse período, aumentam os números de crianças e idosos nos atendimentos, em consequência da fumaça.
As incidências ocorrem principalmente por queimadas de lixo doméstico, folhas dos quintais e focos de incêndios em terrenos baldios.
A utilização dessa prática, além de aumentar a poluição do ar, causa doenças respiratórias como asma e rinite.
Na campanha, os agentes buscam sensibilizar o cidadão, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas.
Além dos cartazes e panfletos, os agentes também estão entregando hipoclorito de sódio para contribuir com o tratamento do água nas residências.
Tags:
Sedema Parintins