A Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) realizou reunião na tarde de quinta-feira (03), no auditório Elias Assayag – dependências do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza. Políticas voltadas ao setor primário foi o objetivo do encontro.
Na composição da mesa, estiveram o Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror) Petrúcio Magalhães Júnior, presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) Daniel Borges, presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) Michele Bessa e o presidente da APP Telo Pinto.
Debates e ações a serem implementadas estiveram na pauta, com anúncio da volta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também abordaram apoio da ADS ao polo moveleiro e realização da 37ª Feira Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin).
“Trouxemos informações de um programa importantíssimo do governo do Estado, através da ADS, que é o PROMOVE – Programa de Mobiliário Escolar, no qual moveleiros produzem itens que vão para as escolas da rede pública estadual e outros programas que beneficiam o produtor rural, o moveleiro, com planejamento de fomentos”, destaca Michele Bessa.
“Foi um momento de escutar para encaminhar algumas demandas. Na oportunidade, apresentamos todos os processos de reestruturação do IDAM e a política do governador Wilson Lima, permeando na parte de Crédito Rural, também na área de projeto de pecuária que possuímos junto com a Sepror e com a Associação dos Pecuaristas, como o Pecuária Mais Brasil”, frisa Daniel Borges.
Informações do Governo do Estado, de programas como Agro Amazonas, e as ações para fortalecer o Setor foram pontuadas pelo Secretário Petrúcio. “Tem editais de chamamento público para a compra da Agricultura Familiar com doação simultânea, que é o programa PAA, do governo federal, e, recentemente, agora, o governador vai estar lançando 13 milhões de reais para compra da Agricultura Familiar e da agricultura indígena”, informa.
“Uma boa notícia também é que, agora, para tirar o CAF já não necessita prioritariamente do documento de posse da terra, só com uma declaração de que você está usando a terra já é o suficiente. Vamos trabalhar a emissão de Carteira de Produtor Rural, a emissão de financiamentos, através desse novo modelo que está sendo colocado no Estado do Amazonas”, declara o presidente da APP.
“Estou muito feliz, enquanto vereador da cidade e presidente da Associação dos Pecuaristas, em poder proporcionar esse encontro, onde podemos nos irmanar junto aos demais Produtores Rurais, para buscar melhores soluções para o nosso Setor Primário que tem sido uma bandeira que eu tenho defendido muito na Câmara”, acrescenta Telo Pinto
Marcaram presença representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (SEMPA), Associação de Zootecnistas do Amazonas (AZAM), Colônia de Pescadores Z-17, Associação dos Moveleiros de Parintins (AMOPIN), Associações de Produtores Rurais, pecuaristas, empresários e de outras associações e cooperativas.
Tags:
AAPP