FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DE PARINTINS ELEGE SUA COORDENAÇÃO GERAL


Na noite da ultima terça-feira, 25, no auditório Pastor Lessa, Centro do Idoso, foi realizada a reunião do Fórum Permanente de Cultura de Parintins. Na pauta estiveram alguns pontos que irão direcionar a atuação do fórum em Parintins na criação de políticas públicas de cultura, assinatura do termo compromisso, bem como esteve em pauta a escolha dos membros que estarão a frente deste provisoriamente durante o mandato de 1 (um) ano.


Foram eleitos as seguintes membros:

Marcos Moura – COORDENADOR
Mara Siderval – VICE-COORDENADORA
Mônica Seffair – 1ª SECRETÁRIA
Joneuber Vasconcelos – 2º SECRETÁRIO
Grayce dos Santos – 1ª TESOUREIRA
Aldamir Sateré – 2º TESOUREIRO
Franciney Silva – DIRETOR DE COMUNICAÇÃO


O fórum vem atuando de forma pontual e esporádica desde sua criação em 2007 e recentemente vem se reorganizando com a adesão de dezenas de novas lideranças, grupos e entidades. Principalmente à partir das mobilizações realizadas pelo movimento em defesa da cultura brasileira, durante o governo Bolsonaro, contribuindo assim com conquistas importantes como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. 

Outra ação concreta de extrema importância realizada por influência do fórum foi a Audiência Pública que debateu a criação e implementação do Sistema Municipal de Cultura na Câmara Municipal de Parintins, em maio desse ano.

De acordo com o coordenador eleito, Marcos Moura, "agora o fórum fortalece sua organização elegendo sua direção para o cumprimento de missões importantes, como contribuir com o poder público na construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC), em cumprimento das Leis do Plano Nacional e do Sistema Nacional de Cultura(SNC). Essa será nossa prioridade, para além de contribuir com os fazedores de cultura, oferecendo ferramentas de informações para que possam participar efetivamente dos editais, acessando as oportunidades que estão no cenário de retomada da cultura brasileira.”.

O fórum que tem o principal objetivo debater sobre a criação de políticas de cultura para Parintins, reflete ainda sobre a importância de todos os trabalhadores de cultura de Parintins num esquema plural. Uma vez que, a cultura parintinense vai além dos bois Garantido e Caprichoso. Pelo dito, lembra-se o período da pandemia em que muitos ficaram desassistidos de amparo do poder público por não terem, à época, políticas sólidas de cultura, e a própria cultura ter sofrido um desmonte nacional.
"Quem se junta pode mais".

Diretoria de Comunicação do Fórum Municipal de Cultura

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS