Diretor da UEA de Parintins alerta aos acadêmicos quanto a possível estelionato eleitoral


O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp-Uea), passa por um processo eleitoral para a escolha da nova direção da instituição, sendo que neste pleito disputam duas chapas:  Chapa 53 encabeçada pela professora Dra Keila Amoêdo, candidata a diretora e pelo professor Dr Francisco candidato a coordenador de qualidade. A Chapa 53 representa a situação, apoiada pelo atual diretor do CESP UEA, Marceliano Oliveira. A candidatura de oposição à atual gestão é da Chapa 23 com os professores Me Diego e Dr Clodoaldo Oliveira. 


De acordo com as propostas e ações já realizadas, a chapa 53 vem pleiteando a continuidade de uma gestão de muitos resultados na UEA de Parintins nos últimos 2 mandatos, tendo trazido recursos de R$ 2 milhões de verba federal emenda do deputado federal Zé Ricardo para quadra poliesportiva que está liberado pelo FNDE para execução até 2025. 

A atual gestão, ao comando dos professores Marceliano e Kril, também conseguiu recursos para aquisição de datashows no valor de R$ 400 mil para modernizar todas as salas de aula e laboratórios. Também há uma ampliação para o Restaurante Universitário (RU) do CESP que deve ocorrer em breve. 

"Destacamos o apoio da gestão superior e dos setores PROINT, PROEX, PREUNI, PROADM e AGIN no apoio ao avanço dos recursos das emendas e de P&D. Somando-se a estas conquistas, a sala do projeto “Mães Universitárias”, uma emenda impositiva do deputado estadual Fausto Júnior, que apoia as mães da UEA de Parintins com espaço para descanso do bebe, banheira, microondas para aquecer mamada, carrinhos que possuem inclinação de berço para as mães levarem seus bebes para salas de aula. Adicionado a estas conquistas, incluindo os recursos trazidos com projetos de P&D, soma quase 40 milhões de reais em dois mandatos eletivos. Todo esse histórico faz da candidata professora Dra Keila, vice-diretora no período, favorita nessa disputa eleitoral”, ressalta o professor Marceliano.

Fake News

Por outro lado, prosseguiu o professor Marceliano, os apoiadores da chapa 23 e seus candidatos, usam de fake news para confundir os eleitores, em especial os acadêmicos, com alegações de que a atual gestão pratica crime de peculato, ou seja de que o diretor atual fica com dinheiro público. 



“Essas fake news foram duramente combatidas por nós, que esclarecemos que todos os recursos não caem na conta do diretor, mas sim são rubricas geridas pelo Estado. Por exemplo, os 400 mil reais dos data shows destinados pelo FNDE serão executados via pregão no sistema de licitações do Governo do Estado. Apenas chegarão os data shows para a UEA de Parintins, não o dinheiro na conta do diretor. O recurso da quadra será executado pela Seinfra que designará pessoal para construir a quadra, e não cai o recurso na conta do diretor da UEA. Do mesmo modo, todo o recurso de P&D é gerido por fundação apenas recebemos os itens e não o dinheiro na conta”, relatou o atual diretor.

Boletim de Ocorrência

A atual gestão da UEA, na figura do seu diretor Marceliano Oliveira, manifestou registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico contra as postagens de fake news da apoiadora da chapa 23, professora Dra Celia. O atual diretor também vai se manifestar pelo fato de um dos candidatos da chapa 23 ter curtido a postagem, pois segundo a lei das fake news, é crime não apenas postar, mas também compartilhar e promover notícias falsas. 


“Quando o candidato curte a postagem, está promovendo para aumentar o alcance da fake news, tentando ganhar vantagem política sobre matéria de conteúdo falso. Insinuar que a gestão atual comete peculato. Ou seja, rouba dinheiro público. Isso é proposta? Eleição é para apresentar propostas e mostrar vontade de conduzir o CESP”, pontuou o diretor, completando:

“Numa eleição que há apenas duas chapas, uma é apoiada pela direção, para continuidade do trabalho, e a outra não. E a autora faz uma publicação nas redes sociais informando sobre o crime de peculato e alertando para que tomem cuidado com as “maracutais” com uma foto dos seus candidatos (chapa 23) que não são apoiados pela atual direção). Conclui-se, pela autora da publicação, que a atual direção e, ou a chapa 53 tem praticado crime de peculato”, destacou Marceliano.

Diante das inúmeras publicações nas redes sociais tentando desqualificar a cahapa apoiada pela atual gestão do Cesp-Uea, o ex-diretor da instituição, professor David Xavier, se manifestou: 


“Espero muito que esse não seja o nível desta eleição que é importante pra comunidade acadêmica e sociedade geral. O doutor Marceliano Oliveira tem meu respeito, tenho reconhecimento pelo seu trabalho como pai, bom esposo, gestor e cidadão. Sei de sua dedicação para a condução de um processo político que tem desgaste pessoal e profissional. Hipoteco minha integral solidariedade, no sentido de combater ações difamatórias, nesse cenário de eleição”, escreveu Xavier.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS