O sonho de toda criança ou jovem é um dia vencer na vida por meio do esporte e, essa não é uma tarefa fácil e tudo surge de uma oportunidade que vai muito além das disputas em quadra. Os talentos do handebol infantil feminino da Escola Municipal Fernando Carvalho, modalidade nova na comunidade Laguinho vai além do futebol e futsal, hoje, paixão nacional de todo brasileiro.
As primeiras dificuldades das atletas do campo são dos desafios encarados e superados todos os dias, conciliando treinamento, estudo, apoio a família no afazeres domésticos e nos trabalhos que geram renda em casa, principalmente, o plantio e a pesca. Instruir uma modalidade nova e uma comunidade que ganhou da Prefeitura de Parintins um ginásio poliesportivo que leva o nome de um grande incentivador do esporte Tristão Cruz (In Memoriam) não foi uma tarefa fácil e, depois de alguns “não”, os professores Michel, Marcelo e a gestora Hirlaney nem imaginavam que daquela iniciativa a uma nova modalidade na comunidade, chegariam onde essas meninas conseguiram e hoje depois de brilharem no Pólo III, em Maués, por meio dos Jogos Escolares do Amazonas – JEAs podem ir mais além, por que não pensar nos jogos nacionais?
Fazer história essas “pequenas guerreiras” já fizeram desde quando encararam e acreditaram no primeiro desafio que foi os jogos locais na sede do município. Atualmente, as longas estradas de pedra e barro em meios aos inúmeros desafios são pequenos perto do sonho, da expectativa e da vontade de vencer das 10 estudantes-atletas da escola do campo que vestem e defendem a camisa de Parintins em uma disputa regional e na capital do Estado (Manaus).
Fazendo um retrospecto do trabalho, a gestora da escola do campo, Hirlaney Souza relata que:
Handebol é uma modalidade nova na Escola Municipal Fernando Carvalho, nossa trajetória é de superação e vontade de seguir realizando esse projeto sonhado por professores e alunos. Nossas dificuldades são muitas, pois as meninas moram distante da escola e isso dificulta os treinos no contra turno, temos dificuldades com transporte, alimentação e outros, mas mesmo com essas dificuldades não desistimos, buscamos soluções para cada problema e levamos com seriedade os treinos para as competições. Viemos da escola do campo onde muitas vezes não somos visto, mas posso dizer que essas meninas gigantes do handebol conquistaram seu espaço nos jogos escolares, na seletiva em do Pólo III em Maués e, hoje somos seleção parintinense e isso nos traz um peso e um orgulho gigantesco, as expectativas são as melhores e a ansiedade toma conta. Porém incentivar o esporte nas escolas, é contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos é realizar sonhos e permitir que eles alcance grandes conquistas.
É sempre importante não desistir e acreditar sempre na vitória!
Texto: Kedson Silva - Foto: Hirlaney Souza
Tags:
Esporte Parintins