Em alusão ao Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que celebra 33 anos de criação nesta quinta-feira, 13, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) destaca o papel fundamental do Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) na proteção e garantia dos direitos do público infantojuvenil.
Além da orientação e do acompanhamento jurídico, o Núcleo possui ainda um atendimento multiprofissional, como psicólogo e assistente social, a fim de auxiliar nas demandas recebidas diariamente, atuando para que as crianças e os adolescentes sejam vistos como sujeitos de direitos e pessoas em condição de desenvolvimento.
“A participação ativa das crianças e dos adolescentes deve ser considerada em todas as etapas do processo, respeitando a opinião e desejo de cada um, de acordo com sua idade. Em casos de adoção, por exemplo, o que a criança deseja deve ser levado em consideração pelo juiz do caso. E a Defensoria realiza um trabalho significativo para garantir que essas disposições sejam cumpridas, assim como estabelece o ECA”, afirmou a coordenadora, defensora pública Stéfanie Sobral.
Na defesa dos direitos individuais e coletivos, a DPE-AM, por meio do Nudeca, oferta diversos serviços nas áreas de família, cível e criminal, como pedidos para vagas em creches, vistoria nas unidades de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, processos de adoção, defesa e acompanhamento de atos infracionais, entre outros.
“A gente reconhece que ainda há muito a ser feito e a Defensoria não mede esforços para promover e efetivar as disposições previstas no ECA, sempre visando o superior interesse das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que elas tenham acesso à Justiça”, completou a defensora.
Ações
Em maio deste ano, por exemplo, a Defensoria firmou um acordo de cooperação com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado. O acordo visa o fortalecimento do projeto “Içá – Ação e Proteção”, desenvolvido pela Igreja Católica, levando assistência jurídica gratuita e no acompanhamento processual (criminal e civil) de crianças e adolescentes que sofreram violência sexual e de seus responsáveis.
No mês passado, o Nudeca também participou de audiências concentradas, com a proposta é dar celeridade aos processos de desacolhimento de crianças e adolescentes, seja para o retorno às famílias biológicas ou extensas, ou para a inclusão no Sistema Nacional de Adoção.
Além de reavaliar os processos, as audiências, realizadas em nove abrigos de Manaus, também possibilitaram aos órgãos do Sistema de Justiça a conhecerem de perto a realidade de cada espaço, fiscalizar e verificar as condições do tratamento dado às crianças e adolescentes dentro das instituições.
Os atendimentos no Núcleo podem ser agendados pelo site defensoria.am.def.br ou pelo Disk 129, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).
Em 2022, a ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.
CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA
Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.
Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m
Texto: Rayssa Coutinho - Foto: Evandro Seixas-DPE/AM
Tags:
DPE-AM