Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
O presidente interino da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Adson Silveira, durante seu pronunciamento à nação vermelha e branca logo após o resultado do Festival Folclórico de Parintins 2023, no curral Lindolfo Monteverde, na tarde desta segunda-feira, 3 de julho, conclamou a nação encarnada para unir forças e reivindicarem juntos às autoridades, seja municipal, estadual ou federal, a construção de um galpão próximo ao Bumbódromo, local de apresentação do bumbas de Parintins.
Ao lado do apresentador Israel Paulain, do pajé Adriano Paketá, de artistas, integrantes dos quadros artísticos e de diretores, Adson reafirmou seu compromisso em tornar o Garantido um boi mais forte e unido. Ao som de muita toada o 'povo de alma vermelha' bricou e comemorou o resultado positivo do Garantido.
“A construção de um galpão de alegorias próximo ao Bumbódromo é a bandeira que vou defender a partir de agora. A gente precisa com urgência. É muito sofrimento a gente levar nossa alegorias até o Bumbódromo. Eu acredito que é uma obrigação do município e de nossas autoridades ter esse galpão lá perto. A partir daí a gente vai ter certeza que vamos invetir melhor em nossas alegorias.
Sobre o processo eleitoral na agremiação, Silveira disse que é o momento de união, de todas as correntes ideológicas e de todos os candidatos.
“Nós precisamos de união, precisamos fortalecer o Garantido. No nosso boi temos muitas pessoas competentes, de várias formações. Então, a gente precisa unir todo mundo”, pontuou.
Resultado do festival
O Boi Garantido, apesar de todos os atropelos deste ano conseguiu apresentar um grande espetáculo, sendo vencido pelo seu oponente por décimos de diferença.
A apuração das notas dos jurados ocorreu pela tarde na sala da Secretaria de Cultura do Amazonas, no Bumbódromo. Não houve impugnação.
O Boi Caprichoso venceu a primeira noite por 419,8 pontos contra 419,5 pontos. Já na segunda noite, o Garantido levou a melhor contra 419,8 pontos contra 419,5 pontos.
A decisão ficou para a terceira noite, no bloco C. O boi da estrela na testa venceu a noite com 419,7 pontos contra 419,5 pontos do Garantido, consagrando-se bicampeão do festival.
No total, o Caprichoso ficou com 1259,0 pontos e o Boi Garantido ficou com 1258,8 pontos. O item Galera empatou.
Tags:
Boi-Bumbá Garantido