SEMED apresenta ao Conselho Municipal de Educação proposta para a inclusão de novas disciplinas na Educação Indígena


O pleno do Conselho Municipal de Educação (CME) reuniu na tarde de terça-feira, 23 de maio, em uma sala da Escola Aldair Kimura Seixas, e recebeu de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Parintins (SEMED) a proposta de inclusão de novas disciplinas especificas para alunos de escolas de educação indígena do município de Parintins.

De acordo com a proposta, as novas disciplinas vão compor o currículo educacional de alunos indígenas dos anos inicias e finais do Ensino Fundamental como forma de preservar a língua materna e os saberes originais da etnia Sateré-Mawé. Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Georgina de Vasconcelos, trata-se de um momento histórico para a educação do município de Parintins.

“É a primeira vez que o Conselho Municipal de Educação, juntamente com a Coordenação Indígena e representantes da SEMED se reúnem para analisar uma proposta oriunda dos povos indígenas, ouvindo as pessoas que mais interessam para o desenvolvimento dessa educação. É um momento histórico, porque a gente está tendo uma proposta de educação que veio da origem, ouvindo as pessoas interessadas”, disse a presidente.

Para a gerente especial de apoio técnico-pedagógico da SEMED, professora Walda Maciel, a proposta do novo currículo reflete a realidade do povo Sateré-Mawé. “Até este momento nós não tínhamos uma proposta especifica para a Educação Indígena, usávamos a proposta do Ensino Fundamental, então percebemos essa necessidade e construímos essa proposta específica para as escolas indígenas sateré-mawé”, comentou.

Ainda de acordo com a proposta apresentada, as novas disciplinas a serem ofertadas no currículo da educação indígena do município de Parintins são: Língua Sateré-Mawé, Língua Portuguesa, Conhecimentos Tradicionais, Arte, Cultura e Mitologia, Práticas Corporais e Esportivas, Ciências e Saberes Tradicionais, História e Historicidade, Geografia e Contextos Locais.

O Conselho Municipal de Educação deve reunir seus membros novamente para analisar e apresentar o Parecer Final sobre a proposta apresentada e em até 30 dias. As novas disciplinas já devem ser implementadas ainda neste ano durante o segundo semestre do ano letivo das escolas municipais de educação indígena localizadas na região de Terra Firma.

Fotos: Pedro Coelho  - Secom Parintins

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS