O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), Nésio Fernandes, garantiu, nesta terça-feira, 9, que o Amazonas ganhará mais 478 novas vagas do Programa Mais Médicos. A afirmação foi feita durante reunião com o deputado federal Saullo Vianna (União-AM).
“Fomos ao secretário solicitar mais vagas do Mais Médicos para o Amazonas e recebemos a boa notícia de que o Amazonas poderá ganhar até 478 novos médicos para reforçar as equipes de Manaus e do interior”’ revelou Saullo Vianna.
Na ocasião, o deputado amazonense destacou as dificuldades em contratar e fazer com que os médicos permaneçam nos municípios, sobretudo os mais distantes.
“Estamos, ainda, encaminhando uma solicitação para que o Ministério adote mecanismos para que as vagas destinadas principalmente no interior se tornem mais atraentes e possam ser preenchidas totalmente”, disse Vianna, acrescentando que nos últimos anos o programa foi bastante e prejudicado pela dificuldade de fixar os profissionais de saúde no Amazonas.
Reunião com secretários de Saúde para explicar novo Mais Médicos - Além de uma política de atração dos médicos ao interior, ficou definido que Saullo Vianna e os técnicos do MS articulem uma reunião remota com todos os secretários de Saúde do Amazonas para detalhar as mudanças no programa e fazer com que os editais do Mais Médicos tenham efetividade.
Ao todo, o novo Mais Médicos ofertará novas 6.252 vagas em todo o país para 2.074 municípios, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal. Com isso, além de repor profissionais nas localidades que deixaram de ser atendidas nos últimos anos, a nova modalidade do programa busca expandir sua atuação nessa