Prefeitura de Parintins intensifica trabalho para atendimento de crianças com síndromes respiratórias


Com o aumento expressivo no número de crianças com síndromes respiratórias em Parintins, a Prefeitura tem buscado intensificar os trabalhos para atendimento a esse público. O município tem registrado expressiva procura nas unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento do Bumbódromo e hospital Jofre Cohen. Na terça-feira, dia 23, havia 35 crianças internadas com sintomas respiratórios, no momento em que o Brasil enfrenta um surto de contaminação do vírus sincicial. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, estão em circulação no município os vírus Influenza A e B, Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovirus entre outros.

Nesta quarta-feira (24), o secretário de saúde Clerton Rodrigues reuniu com a equipe da UPA do Bumbódromo e Hospital Jofre Cohen para reiterar o fluxo de atendimento e prioridades para casos de síndromes respiratórias em crianças. Clerton lembra que, em caso de sintomas gripais leves, deve-se procurar a unidade básica de saúde mais próxima nos horários da manhã e tarde, ou até às 21h nas UBS Doutor Toda, União, Waldir Viana e Tia Leó. Já em situações em que ocorram complicações respiratórias é necessário que se busque o atendimento na UPA do Bumbódromo de 08 as 22h. Em situações de agravamento, a orientação é que seja procurado atendimento no hospital Jofre Cohen. 

"Estamos realizando um realinhamento de todas as ações para proporcionar atendimentos de qualidade neste momento de aumento de síndromes gripais, para que se evite a internação dessas crianças no hospital Jofre Cohen, como temos acompanhado com preocupação", ressalta Clerton Rodrigues.

VACINAÇÃO

As autoridades em saúde de Parintins têm intensificado o chamado para vacinação contra influenza e multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A imunização pode ser realizada em todas as unidades de saúde da cidade, interior e UBS fluvial. 

ORIENTAÇÕES

O secretário de saúde destaca ainda que, como forma de prevenção, é importante que em caso de sintomas gripais como coriza, tosse ou febre, evitar levar as crianças para escola ou locais de maior aglomeração.

Fotos: Márcio Costa - Secom Parintins

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS