Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
A direção e a comunidade acadêmica do Centro de Ensino Superiores de Parintins (Cesp-Uea) dão como certa a implantação do Curso de Teatro no município. A previsão é que ainda este ano a reitoria da instituição esteja anunciando a homologação do primeiro curso da Escola Superior de Artes e Turismo da Uea em Parintins, Teatro.
O curso de Artes Cênicas enquanto área do conhecimento de humanas e artes pretendido para Parintins vai contribuir para a formação de futuros bacharéis em teatro e elevar o nível dos que atuam como atores, produtores, diretores, cenógrafos e crítico de peças teatrais. Os profissionais da área também vão receber outras disciplinas práticas como canto, consciência corporal, expressão vocal e improvisação.
A proposta foi amplamente debatida e ganhou ainda mais força com a comunidade acadêmica, com a sociedade parintinense e professores de Teatro da Uea durante do 1º Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (Cita) realizado em Parintins, de 19 a 20 de maio, onde foram realizadas meses de debates e apresentações.
“Faz tempo que estamos solicitando e a gente fica feliz com essa possibilidade que foi debatida. O processo já caminha para que o curso seja em breve instalado aqui em Parintins. Uma equipe do Curso de Teatro esteve em Parintins para discutir com a comunidade e já começa a elaborar o plano pedagógico do curso”, ressalta o diretor do Cesp, professor Marceliano Oliveira.
De acordo com o diretor, após a implantação do Curso de Teatro, a próxima empreitada será trazer para o município de mais cursos de arte como dança e música.
Para o professor de teatro Tasiano Soares, a Universidade do Estado do Amazonas precisa investir na interiorização para expandir a introdução teatral ao processo de formação de graduação.
“Precisamos chegar aos interiores do Amazonas, precisamos expandir a atuação da UEA. Há muitos anos esse é um pleito da sociedade parintinense. O que estamos fazendo agora é juntar forças para que efetivamente esse ano a gente possa dizer que o curso vai começar em breve. As artes aqui em Parintins já são naturais, mas precisamos pensar na profissionalização da cultura por meio da formação de ensino superior”, pontua o professor.
Tags:
Educação e Cultura