A técnica de transformar o óleo usado em sabão ecológico é ensinada na Oficina Técnicas Básicas de Produção de Sabão Ecológico oferecida pelo Senac/Fatese (Faculdade de Tecnologia Senac), numa parceria com a Sedema, IPAAM e Centro Multifuncional Casa do Produtor.
A oficina tem objetivo de subsidiar para profissionais técnicas de fabricação de sabão artesanal.
Com uma quantidade razoável do produto que poderia ter como destino as águas dos rios ou o solo, os participantes da
Cooperativa de Condutores de Triciclos de Parintins- Contripin e mulheres do Residencial Parintins aprendem a reutilizar o óleo e produzir um sabão que pode ser usado na própria cozinha.
Integram a equipe o instrutor Prof. Dr. Max Adilson Lima Costa e as acadêmicas do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética – Fatese, Janaína Marques, Kamila Luz, Lívia Araújo e Tiara Barbosa.
Max Adilson demonstra didaticamente em aulas teóricas e práticas como trabalhar o armazenamento do óleo, evitando que o descarte incorreto provoque poluição.
De acordo com ele, a produção de produtos de higiene artesanal possui crescente demanda devido ao seu valor agregado, reaproveitamento de insumos e geração de impacto socioambiental.
A oficina que encerra sexta-feira, 05, repassa conhecimentos sobre: O mercado de produtos de higiene artesanal; Epi’s; Normas técnicas de produção de produtos de higiene artesanal; Matéria-prima; Como Fabricar Sabão; Receitas De Sabão; Etapas de fabricação; Processo manufatura;
Planejamento de produção artesanal; Acabamento; Armazenamento; Estoque;
O secretário da Sedema, Alzenilson Aquino, ressalta a parceria com o Senac e proposta de reciclagem do óleo que contempla valores ambientais, sociais e até econômico, com geração de renda na venda do sabão ecológico.
A responsável técnica do Projeto Eco Ciclo, da Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins, Naira Rúbia Rodrigues destaca a importância de seus membros participarem de oficinas que visam coleta seletiva como alternativa de emprego e renda.
A reutilização do óleo na produção do sabão contribui para uma economia doméstica, multiplica o conhecimento e evita danos ao meio ambiente.
Tags:
Sedema Parintins