Medida pretende melhorar trânsito das vias no entorno do Bumbódromo onde ficam concentradas as estruturas cênicas |
O Boi Garantido anunciou, na tarde desta quinta-feira (4), a execução de um plano estratégico voltado para a melhoria do traslado e organização das alegorias que serão usadas no Bumbódromo, no 56º Festival Folclórico de Parintins. A informação foi passada a mais de 30 órgãos oficiais, presentes na reunião realizada pela Secretaria de Segurança do Estado, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus. O representante, em Manaus, da diretoria do Boi Garantido, Ronan Negreiros, falou em nome da associação.
Ronan Negreiros informou aos representantes dos órgãos de serviço e segurança que o Garantido vai antecipar o transporte das alegorias da Cidade Garantido para a área de concentração do Bumbódromo em uma semana. O planto inclui também a distribuição de material explicativo para moradores da área.
“Essa foi uma determinação do nosso presidente, Antônio Andrade, preocupado com as questões de trânsito na cidade. Resolvemos fazer um plano de segurança vai seguir a política da via limpa que é pra ter um fluxo melhor de carros, de pessoas e também para alegorias terem uma entrada tranquila no bumbódromo. O objetivo maior desse plano é minorar os impactos negativos do trânsito à população parintinense”, afirmou Ronan.
O diretor do Garantido ressaltou que essa é uma das medidas de realinhamento da gestão. “O Garantido tem inovado em algumas coisas. Lançamos o plano de segurança , o setor jurídico está funcionando fortemente, agora, em Parintins. A questão financeira tá sendo resolvida e outra inovação é esse plano estratégico das alegorias que é pra gente ter essa as vias limpas. Essa questão será bem trabalhada com a população e esperamos a colaboração de todos nesse sentido”, finalizou.
Trabalho difícil
As alegorias são estruturas cênicas que formam os cenários dentro da arena do Bumbódromo durante as apresentações no festival. Ano passado, o Garantido anunciou que usaria em torno de 186 módulos divididos em cada cena das apresentações.
As estruturas são montadas na Cidade Garantido que fica cerca de 2 km distante do Bumbódromo. O traslado das alegorias é um acontecimento à parte no cronograma dos dias que antecedem o festival. O boi emprega cerca de duzentas pessoas que empurram as alegorias até área de concentração. Esses trabalhadores são chamados de kaçauerés, alusão ao nome dado aos índios, prisioneiros das guerras tribais, usados como escravos pelos vencedores dos embates.
As alegorias sempre tomam um espaço considerável no entorno do Bumbódromo, deixando o trânsito complicado. Problema que o Garantido quer diminuir com planejamento e organização.
Foto: Divulgação Garantido
Tags:
Boi-Bumbá Garantido