A Eneva, empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, confirmou sua participação como patrocinadora oficial da 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Este é o segundo ano consecutivo de parceria da companhia com a Maná Produções e Eventos para a festa dos bois bumbás do Amazonas.
Com forte atuação socioeconômica no Estado, nos municípios de Silves e Itapiranga, a Eneva investirá até 2026 aproximadamente R$ 6 bilhões em seu novo complexo no Amazonas. As duas novas Usinas Termelétricas (UTEs) no interior terão capacidade instalada de 950 MW de geração de energia elétrica, o que equivale ao suficiente para atender todas as residências do estado do Amazonas, segundo a Eneva.
No último dia 9 de março a Eneva anunciou o começo das obras do terreno do município de Silves, que abrigará as novas UTEs Azulão I e II e a nova Unidade de Tratamento de Gás (UTG), no Complexo Azulão 950.
A Eneva investe no desenvolvimento das regiões onde atua. O Complexo Azulão 950 gerará até 5 mil empregos no pico da obra. Como a intenção é contratar mão de obra local, a Eneva anunciou o investimento em um centro de formação, em parceria com o CETAM para a adaptação da Escola Estadual Agobar Garcia, em Silves (a 181 quilômetros de Manaus), onde serão ofertados cursos de formação nas áreas de gás e energia.
E pelo segundo ano, a Eneva apoia o setor cultural do Amazonas, somando a sua energia ao Festival Folclórico de Parintins. Classificado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e considerado o maior evento cultural da região Norte do país, o Festival de Parintins acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho e estima receber cerca de 100 mil turistas à região do Baixo Amazonas. As suas expressões máximas da arte cabocla, indígena e amazônica são representadas pelos Bois Caprichoso e Garantido.
Além do cumprimento com o desenvolvimento social, a participação da Eneva no Festival de Parintins não será diferente, complementaremos nossa energia ao azul do Caprichoso e ao vermelho do Garantido. “A Eneva tem um compromisso forte com o desenvolvimento do Amazonas. A nossa presença no Festival estreita os nossos laços com o povo amazonense e sua cultura”, considera a diretora de ESG, Saúde e Segurança & Comunicação e Marketing da Eneva, Anita Baggio.
O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, recebe com muito entusiasmo o patrocínio da Eneva ao Festival de Parintins. “Para nós do Caprichoso é uma satisfação imensa que empresas do porte da Eneva estejam somando com o nosso Festival, significa que estamos no caminho certo e que Parintins é muito mais do que um evento, é um modelo de desenvolvimento econômico e social”, salienta.
Já o presidente do Garantido, Antônio Andrade, acredita que a arte original de Parintins é cada vez mais notada mundo afora. “Muito nos orgulha a entrada da Eneva no Festival de Parintins, é uma parceria importante, no qual poderemos ampliar possibilidades artísticas e levar o nome do Garantido e de Parintins para todo o Brasil. Essa identidade cultural do Amazonas gera empregos e movimenta a economia”, destaca.
O diretor da Maná Produções e Eventos, André Guimarães, falou da importância da gigante do setor energético no Festival de Parintins. “Ter a Eneva em nosso rol de parceiros é solidificar uma relação harmônica com companhias que acreditam na força da economia criativa de nossa gente, no desenvolvimento humano, e sobretudo nos valores que empregamos”.
Sobre a Eneva
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural on shore do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 12 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), e possui, ao todo, uma área total sob concessão superior a 63 mil km2, a maior no Brasil.
Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada em operação e construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Hub Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e estão em fase de implementação no Amazonas (Complexo de Azulão, com o projeto Azulão 950 MW). Em renováveis, a Eneva iniciará em breve a operação comercial do Complexo Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia – um dos maiores parques fotovoltaicos das Américas.
Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa e o ISE, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.
Tags:
Festival de Parintins