O pesquisador Isaías dos Santos, atualmente vice-líder do NEPAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Universidade Federal do Amazonas), publicou a sua Dissertação de Mestrado “Ensina e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia Central: toadas de boi-bumbá enquanto recurso didático na constituição cultural e crítica entre alunados”.
A pesquisa científica é resultado da investigação do autor nos anos de 2018 a 2020. Isaías defendeu sua pesquisa em junho de 2020, obtendo, assim, o título de Mestre em Educação por uma Universidade Chilena (Saint Alcuin).
A pesquisa nos mostra, através da discussão e análise das produções, que a toada de boi-bumbá tende a se manifestar como um aspecto de caráter proeminentes nas aulas de Língua Portuguesa na contribuição da formação leitora, crítica e sociocultural de alunos. Esse é o objetivo do estudo realizado pelo parintinense.
“A proposta para trabalhar a musicalidade em sala de aula foi um pressuposto de que a partir do momento em que o educador desenvolve a música com o educando ele se torna mediador da construção do conhecimento. O professor, como mediador, propõe interações, contribuindo para a construção de temas aplicados ao cotidiano. É nessa aparência que a pesquisa se faz pertinente: no ato de introduzir a música para sala de aula na formação de leitores críticos. O que os ajuda a apreender em que medida se dão as desigualdades sociais da vida cabocla e ribeirinha”. Completa o pesquisador.
A Dissertação de Mestrado está disponível gratuitamente em: https://www.academia.edu/100826209/ENSINAR_E_APRENDER_L%C3%8DNGUA_PORTUGUESA_NA_AMAZ%C3%94NIA_CENTRAL_TOADAS_DE_BOI_BUMB%C3%81_ENQUANTO_RECURSO_DID%C3%81TICO_NA_CONSTITUI%C3%87%C3%83O_CULTURAL_E_CR%C3%8DTICA_ENTRE_ALUNADOS.
Tags:
Ciência e Pesquisa