O Caprichoso, boi das lutas em favor dos povos originários, realiza hoje, dia 22 de abril, partir das 21 horas, o Ensaio Show “Murasi-sá - uma noite aos povos indígenas”. O evento ocorre no Curral Zeca Xibelão e será protagonizado pelos itens cunhã-poranga Marciele Albuquerque e pajé Erick Beltrão, dois dos grandes representantes indígenas do bumbá no Festival de Parintins.
De acordo com o diretor de eventos, William Muniz, a noite será um verdadeiro manifesto de luta. “Vamos apresentar um show completamente voltado aos povos originários da Amazônia, com um repertório dos maiores clássicos indígenas do Caprichoso no Festival de Parintins, para fazer ecoar novamente nossa luta em defesa dos territórios tradicionais”, ressalta.
A cunhã-poranga Marciele Albuquerque, reconhecidamente Munduruku da comunidade Curuncuri de Juruti Pará, destacou a relevância das lutas do abril indígena. “Nós estamos inseridos nesse manifesto, em favor de nosso território, pelo fim do genocídio indígena, contra o garimpo ilegal, e pelo protagonismo dos povos originários em todo o país.”, destaca.
A noite contará com a presença do apresentador Edmundo Oran, a voz que brada na arena do Bumbódromo pelos povos da floresta. Também estarão presentes os toadeiros oficiais do bumbá, Banda Caprichoso, Banda Canto Parintins, Raça Azul, Troup Caprichoso, CDC e Marujada de Guerra.
Foto: Arleison Cruz e Michel Amazonas
Tags:
Boi Caprichoso