Povo encarnado mantém a tradição e realiza a matança do boi Garantido

Fotos: Paulo Sicsu


A família Monteverde e o povo perreché mantém a tradição e realizaram na noite de ontem, 17 de julho, a tradicional matança do boi Garantido. O evento marca o encerramento das celebrações folclóricas do boi de Lindolfo Monteverde em 2022.  Veja mais fotos e os vídeos abaixo:

Durante a programação aconteceu a encenação do auto do boi, ato de teatralização da morte do boi de pano. Na interpretação teatral, o Garantido tenta fugir dos vaqueiros que se arriscam a laçá-lo. Ameaçado, o boi sai em fuga pelas ruas do reduto vermelho e branco. Por fim o boi do mestre Lindolfo Monteverde é laçado, conduzido de volta ao curral onde é morto.

A programação é uma realização da Associação Cultural Lindolfo Monteverde e Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido.

Para a matriarca dos Monteverde, a filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde, a resistência da tradição deve permanecer viva.

“Essa é nossa tradição. Tradição deixada pelo meu pai e ele sempre fez questão de fazer essa programação no dia 17 de julho pra que todos os torcedores do Garantido do interior que vinham para a Festa de Nossa Senhora do Carmo pudessem participar da brincadeira”, disse dona Maria.

De acordo com o neto de Lindolfo, o professor Dé Monteverde, a tradição do boi Garantido é um legado de um homem simples, humilde, pescador e versador que rompeu as barreiras do tempo deve permanecer na existência por muitos e muitos anos.


 
















Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS