Parintins (AM) – Por meio de uma parceria entre o Boi Caprichoso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Arcangelo Cérqua aconteceu na manhã desta terça-feira (12) uma ação em saúde com os trabalhadores dos galpões de alegorias do bumbá azul e branco. Artistas, ajudantes e colaboradores do bumbá receberam orientações sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), vacinação, consulta de enfermagem e até apresentação de resultados de exames laboratoriais, assim como o teste rápido de HIV.
O eletricista Mário Lúcio Soares há muito tempo não ia ao médico e aproveitou os atendimentos para atualizar a vacinação e ter orientações sobre saúde. ”Isso pra nós é muito importante, porque não temos muito tempo para ir no hospital fazer. O boi procurar fazer tudo pela gente e isso é muito bom”, disse ele.
O vice-presidente, Karu Carvalho, destacou que todos os setores do bumbá estão vacinados, pois antes de entrarem nos galpões o presidente Jender Lobato fez um levamento dos dados dos trabalhadores sobre a vacinação contra a convid-19. “Todos os setores do Caprichoso estão 100% vacinados e nessa parceria com o posto Dom Arcângelo essa ação nos ajuda a cuidar da saúde daqueles que emocionam o mundo com sua arte”, informou.
A enfermeira Luciana Lucas foi a profissional que coordenou a ação. Ele assegurou que o cuidado com a saúde não deve ser prioridade apenas no ambiente de trabalho, mas na convivência com a família e em todos os setores de convívio. “É prevenção. Estamos aqui para prevenir e informar os cuidados que eles precisam. Eles precisam ter mais cuidado com a saúde em decorrência de qualquer situação. É importante informar a eles que a saúde deve estar em primeiro lugar para ter um bom êxito no trabalho, convivência com a família. A população hoje em dia tem que estar ciente da importância da procura dos cuidados da saúde”, indicou.
A diretoria do boi Caprichoso atua no sentido de manter a valorização do trabalhador e a dignidade de homens e mulheres que nos próximos meses estarão dentro dos galpões na confecção do maior espetáculo da floresta, o Festival Folclórico de Parintins.
Fotos: Pedro Coelho